domingo, 7 de janeiro de 2018

Reflexão Bíblica. A EPIFANIA do Senhor.(Mt. 2,1-12)

                                                                     


Antoni BigCuore*
Data: 07.01.2018
Hora: 11: 16 horas
Local: São Paulo,SP.,Brasil

Neste domingo a Igreja celebra a festa da Epifania, que significa manifestação. O menino Deus se manifesta ao mundo conforme já previram os profetas do Antigo Testamento.
O texto de hoje, está previsto em Evangelho de São Mateus, capitulo 2, versículos de 1 a 12.

Antífona: “Em Belém, na Judeia, porque assim está escrito por meio do profeta: “E você, Belém, terra de Judá não é de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de você sairá um Chefe, que vai apascentar Israel, meu povo”.(cf. v. 6, cap. 2) (Bíblia Paulinas, edição pastoral pg. 1.240).

Herodes, então governador, fica sabendo da estrela guia e tenta aliciar os reis magos para que o avisem quando encontrar o Menino.

COMENTÁRIO A. BIGCUORE: há duas dimensões neste texto que servem de base a uma boa reflexão.
Primeiro: Deus se manifesta aos simples, aos verdadeiros adoradores. Os reis magos entram na casa e veem o Menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e lhe prestaram homenagem. Depois abriram os cofres, e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Erodes, partiram para a região deles por outro caminho”.(VS. 11 e 12).

Todo o povo aguardava a vinda do Messias Salvador. Herodes, não queriam adorar coisa alguma; ele queria, na verdade, matar o Menino Deus, pois este era AMEAÇA a seu trono, a seu poder terreno! Atitude EGOÍSTA de Herodes.

O povo simples, humilde, sim, este queria VER o Menino! Queria, como os reis magos, ir ao ENCONTRO com o Menino Salvador! É imperativo ressaltar que os reis magos eram pastores e pagãos e, mesmo assim, eles queriam VER Jesus; queriam ver o verdadeiro Messias!
Jesus, posteriormente, é REJEITADO pelas elites e os pobres em espírito, o abraçam, o acolhem como verdadeiramente sendo o Filho de Deus, o Messias esperado.


Segunda dimensão. Sinal de contradição: Jesus é rejeitado pelo seu povo, sobretudo pela elite de Israel e acolhido até pelos pagãos. Vide o presente caso dos Pastores, pessoas humildes e eram considerados pagãos. Outro caso do Centurião romano: “Senhor, diga apenas uma palavra e meu empregado será curado!”

Conclusão: Versículo 12: “Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, partiram para a região deles,  seguindo OUTRO CAMINHO”. Que outro caminho é este? É o caminho da CONVERSÃO!. Depois desse acontecimento, os pastores magos, jamais voltaram a ser as mesmas pessoas. Eles reconhecem em Jesus, o Messias, o Salvador que, há tempos os profetas já preanunciavam que viria para Israel.

Reflexão pessoal e em grupo:
01. Quais os caminhos que levam ao encontro com Jesus?
02. Qual o caminho que Você está procurando meu irmão, minha irmã?
03. Será que, verdadeiramente, as nossas comunidades(igrejas) estão em saída, ao encontro dos mais fragilizados?
04. O que, nós cristãos, devemos fazer para MUDAR as nossas ATITUDES para o aperfeiçoamento do processo de evangelização?
05. O que você entende por conversão?

(*) autor é escritor e evangelizador. Conheça seu Blog bem Viver Brazil e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
Contato: email: antonibigcuore@uol.com.br – Brazil, São Paulo,SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário