quinta-feira, 27 de julho de 2017

Saúde. O Efeito da Raiva Sobre os Pulmões

                                                                     

Antoni BigCuore*


 Num estudo na Universidade de Harvard School of Publica Health, avaliou a capacidade pulmonar de 670 homens, durante três vezes, durante oito anos para verificar a situação pulmonar dos entrevistados após ataques de RAIVA.

“Segundo o Dr. John Moore Gillon da British Lung Foundation: “Quando você se zanga, produz hormônios que ajudam o corpo a se preparar para uma briga. Esses hormônios liberam substâncias que afetam os canais bronquiais que, por sua vez, se estreitam, fazendo a pessoa perder o fôlego.”

O Dr.Moore Gillon acrescenta que esse tipo de lesão pulmonar é pequeno comparado aos efeitos do fumo. Mas, a longo prazo, pode ser irreversível. Por isso, quando alguém irritar você, não se exalte. Respire fundo, conte até dez e pergunte-se: “Afinal, que importância isso realmente tem?” ( 1 )

Acreditamos que, o Dr.Moore,  se referia às emoções agressivas pelo ACTH.( que são a adrenalina e noradrenalina) hormônios do estresse que tem como efeito somático, a rigidez da musculatura, taquicardia etc. Esses hormônios são produzidos pelas glândulas supra-renais. (adrenalina e noradrenalina).

Toda emoção negativa (raivosa no caso), faz as glâdulas supra-renais  liberam maior fluxo de cortisol no organismo, provocando taquicardia, rigidez na musculatura e uma certa efervescência em todo o organismo pelo efeito da emoção, provocando o organismo para luta ou fuga.

A propósito, a palavra emoção, vem do latim, mais especificamente do verbo “emovere”, que significa por em movimento,  em ação. O que provoca uma certa ebulição em todo o organismo.
Quando você leva um susto por exemplo. As supra renais liberam excessivamente a adrenalina e esta provoca toda essa gama de reações no organismo humano.

 Você sente o corpo mole, secura na boca, um gosto amargo resultado do excesso de adrenalina.
(Para se reequilibrar, tome água com limão ou suco de maracujá, respire fundo três vezes, e procure relaxar a musculatura.)

A contraposição a tudo isso, é o Relaxamento Neuromuscular. É um exercício que deve ser feito semanalmente, se diário, tanto melhor.
Também os EXERCÍCIOS FÍSICOS (3 x por semana) ajudam em muito a neutralizar os efeitos do estresse e a somatização das emoções negativas.

A vida moderna tem provocado estragos na saúde humana. As novas tecnologias (smartphone por exemplo) quando não usado com sabedoria, causa malefícios à saúde humana. Já que o estresse é inevitável, devemos APRENDER a conviver com ele com boa dose de racionalidade. Pense nisto!

________________________________________________________________

 “Dr. John Moore-Gillon MA LLB MD FRCP (b. 1953) é Consultor Médico emérito nos Hospitais St Bartholomew e The Royal London, em Londres. Ele foi clínico líder de tuberculose para o London Borough of Tower Hamlets, ex-Secretário Honorário da British Thoracic Society, Presidente do Comitê Conjunto de Tuberculose, e anteriormente Presidente e então Presidente da British Lung Foundation. Ele atuou como Mestre da Sociedade Adorável dos Apothecaries de Londres (2014-2015)”.
 ( 1 ) Seleçoes Redears Digest, Janeiro 2.007, pg.138.

( *) Antoni BigCuore, escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça e divulgue seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore




Nenhum comentário:

Postar um comentário