sábado, 1 de abril de 2017

A Ressurreição na Bíblia



                                                      

 Antoni BigCuore*



No tempo de Jesus, existia a casta dos saduceus que não acreditavam na ressurreição. Em função disto, quiseram colocar Jesus numa situação embaraçosa para depois acusá-lo perante o Sinédrio de violar as leis judaicas.

Senão vejamos no Evangelho de Marcos, capitulo 12, versículos 18 a 27: “Os saduceus afirmam que não existe ressurreição. Alguns deles foram até Jesus, e lhe propuseram este caso: “Mestre, Moisés escreveu para nós: “Se alguém morrer, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de que possam ter filhos em nome do irmão que morreu”. Ora havia sete irmãos: o primeiro casou-se e morreu sem ter filhos. O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem ter filhos. A mesma coisa aconteceu com o terceiro. E nenhum dos sete teve filhos. Por ultimo, morreu também a mulher. Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem ela será? Todos os sete se casaram com ela!”.

Jesus respondeu: “Vocês estão enganados, porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus. Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. E, quanto ao fato de que os mortos vão ressuscitar, vocês não leram, no livro de Moisés, a passagem da sarça ardente? Deus falou a Moisés: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isac e o Deus de Jacó. Ora, ele  não é um Deus de mortos, mas de vivos!. Vocês estão muito enganados”.

Pelo que se pode depreender do texto, a nossa alma é projetada para um tipo de corpo espiritual, como o de anjos. Jesus foi bem claro nisto. “Os homens e mulheres não se casarão, pois serão como anjos dos céus”.

Outra passagem bem conhecida é a da Transfiguração de Jesus. Ele sobe ao monte com Pedro, Tiago e João e se transfigura diante deles com um corpo completamente diferente do corpo humano. Este fato é considerado como pré-figuração da Ressurreição do Mestre Jesus, que se daria três dias após a sua morte na cruz.

Para o cristianismo existe ressurreição e não reencarnação!. O texto neste aspecto também deixa relativamente claro. Abraão, Isac e Jacó fazem parte da ressurreição no Reino de Deus, prometido a todos àqueles que crerem Nele!.

Deus, é sempre um Deus de vivos e não de mortos!!!


O Mestre diz em outra passagem, João 11, 25 a 27: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e acredita em mim, não morrerá para sempre. Você acredita nisso? Ela respondeu: “Sim, Senhor, Eu acredito que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir a este mundo”.

Jesus falou isto a Maria, irmã de Lázaro que lhe pediu para ressuscitar o seu irmão. E Jesus, assim o fez.
Outra passagem, na cruz, Jesus diz ao bom ladrão: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”!.


Nós, cristãos, acreditamos na ressurreição, mas respeitamos quem pensa diferente. Cada um usa o seu livre arbítrio como quiser.
É uma questão de fè! (“misterium fidei”) !

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).


Nenhum comentário:

Postar um comentário