sábado, 4 de fevereiro de 2017

"VOIS SOIS A LUZ DO MUNDO" (Mt.5,13-16). A Palavra de Deus 05.02.2017.

                                                                        



Antoni BigCuore*

Data: 04/02/2017

Hora: 17,27 p.m.

Local: São Paulo,SP.,Brasil


Liturgia cristã católica para este domingo, dia 05.02.2017:

1a. LEITURA - Is. 58, 7-10. "Reparta o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos".

2a. LEITURA - 1Cor. 2,1-5. Que a vossa fé se baseie no poder de Deus e não na sabedoria humana.

SALMO 112/111 - "Feliz o homem CARIDOSO E PRESTATIVO, que resolve seus negócios com justiça.

EVANGELHO SEGUNDO MATEUS, 5, 13-16: "Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Vós sois o SAL da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele nao servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

"Vois sois a LUZ DO MUNDO. Nao pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de sua vasilha, mas sim nun candeeiro, onde brilha para todos os que estão na casa.

"Assim também brilhe a vossa LUZ  diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus." (cf. Opúsculo, Deus Conosco, dia a dia, pg.48/49)(1)

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: Textos belíssimos que compõem a liturgia deste quinto Domingo, do Tempo Comum.  Isaías o grande Profeta do Antigo Testamento nos conclama a praticar a CARIDADE, dando de comer a quem tem fome e acolhendo, em casa, os pobres peregrinos.

A tônica central de todos os textos, vai ao encontro da grande motivação cristã, qual seja, a PRÁTICA DA CARIDADE.

Jesus, como sempre o maior pedagogo que o mundo já conheceu, usa  de uma parábola maravilhosa para explicar a seus discípulos (e a todos nós cristãos do mundo de hoje 2.017), que a nossa Luz tem que brilhar por onde quer que andemos. 

Que somos o SAL do mundo, qual seja, aquilo que dá sabor aos alimentos, assim também os cristãos DEVEM DAR SABOR a tudo o que fazem. Por onde passar um cristão, ele DEVE deixar rastros de amor, carinho, afeto, amizade, caridade e solidariedade.

"A LUZ BRILHA QUANDO O CRISTÃO REPARTE O PÃO COM O FAMINTO, ACOLHE O POBRE E O PEREGRINO, E REVESTE DE MISERICÓRDIA A QUEM ESTÁ ABANDONADO. QUAL A SUA DECISÃO?" ( 2 )

PONTOS A REFLETIR:

01. Ponto bem concreto do mundo de hoje: a situação dos IMIGRANTES. Como nosso País, está tratando os imigrantes (são seres humanos, filhos de Deus), famintos, sedentos por um emprego e por uma vida DIGNA? ( Parabéns a Primeira Ministra da Alemanha, Sra. Angela Merkel, pela atitude corajosa e humanitária em ACOLHER os imigrantes, sobretudo, os Sírios que fogem da guerra em seu país.

02. Contrariamente a atitude do Exmo.Sr.Presidente dos Estados Unidos, que quer banir os imigrantes de seu país!!! (Como devem AGIR os cristão norteamericanos em relação a essa situação em seu País?

03. Ou assumimos o nosso Discipulado de Jesus, com unhas e dentes, ou não passamos de Fariseus Hipócritas, do tempo do Mestre!.?

Pai Celestial, em nome de seu Filho Jesus Cristo e pela intercessão sempre presente de sua Mãe Maria Santíssima, desça sobre Você toda a sua família a BENÇÃO, do Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém!. 

Graça e Paz em seus corações! Shalom!

(*)autor é escritor, amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Divulgue seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável.

Contact: antonibigcuore@uol.com.br - Brazil, São Paulo,SP.

(1) Opúsculo, Deus Conosco, dia a dia, páginas 48/49.
(2) Idem, idem, página 05.




Nenhum comentário:

Postar um comentário