domingo, 29 de janeiro de 2017

Palavra de Deus. Justiça e Humildade(Mt. 5,1-12a)

Antoni BigCuore*

Data: 29.01.2017, domingo, às 10,57 horas
Local: São Paulo, Brasil

As leituras cristãs católicas para o dia de hoje são:


Primeira Leitura: Sofonias, 2,3; 3, 12-13

Segunda Leitura: 1Coríntios, 1,26-31

Evangelho Mateus, 5, 1-12a


"Buscai o Senhor, vós todos, humildes da terra, que observais a sua Lei; buscai a JUSTIÇA e a HUMILDADE (grifos meus); talvez assim estareis ao abrigo do dia da cólera do Senhor."(Sof, 2)

Paulo nos diz: "O que é estulto no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes". (1Cor. 1)

RELEXÃO DE A. BIGCUORE: as leituras de hoje são de uma riqueza imensa; rico material para se refletir em grupos, especialmente.

Jesus nos fala, conforme Evangelho de São Mateus, das famosas BEM AVENTURANÇAS, as quais, em nosso entendimento, resumem todos os evangelhos das Sagradas Escrituras.

Que Deus quer de nós, seus filhos queridos? que PRATIQUEMOS A JUSTIÇA!; e que para tal, devemos ser HUMILDES. A palavra humilde vem do latim, do radical HUMILIS, HUMUS, que significa terra. A terra pode produzir bons e maus frutos. Se o agricultor plantar nela coisas boas, ele colherá bons frutos; contrariamente, se semear más sementes, colherá maus frutos.

Os profetas do Antigo Testamento, nos falam muito em fazer JUSTIÇA AO ÓRFÃO E A VIÚVA.
No tempo de Jesus e, mesmo bem antes, ser viúva e ser órfão eram mal vistos pela sociedade. Eles sofriam toda sorte de discriminação. Por isso, que Jesus, em sua passagem por esta terra, tinha como prioridade DEFENDER os pobres e humildes. 

Pobres em espírito. Alguém poderia indagar: então Jesus não ama os ricos? Claro que sim! 

Jesus ama a todos indiscriminadamente. "Bem aventurados os mansos porque possuirão a terra"; "Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus"; 

"BEM AVENTURADOS OS QUE TEM UM CORAÇÃO DE POBRE, PORQUE DELES É O REINO DE DEUS".

Note que Jesus falou em CORAÇÃO DE POBRE. Uma pessoa pode ter muitos BENS e ter um coração de pobre. Humildade é uma condição do coração, independentemente de se ter ou não muito bens!

Para sermos felizes, ainda nessa terra, é imperativo despojarmos de nós mesmos!. Ter verdadeiramente um coração de pobre, implica vivermos toda a nossa vida, de uma maneira DESAPEGADA das coisas deste mundo. 

O verdadeiro AMOR que o Mestre Jesus, nos deixou como legado, é saber PARTILHAR o amor com os nossos semelhantes. Somente assim temos condições de, ainda nesta vida, sermos felizes. A felicidade, antes de mais nada, é a consciência plena do ESTAR PRESENTE!

Neste momento, desça sobre Você e toda a sua família e ao mundo inteiro, a verdadeira PAZ que vem do Deus Trinitário, Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém! Um feliz e santo domingo a todos! Shalom!

(*)autor é Escritor, Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). God Bless You!.



Nenhum comentário:

Postar um comentário