domingo, 4 de dezembro de 2016

Reflexão Bíblica para Hoje, domingo 04/12/16(Lc. 3, 15,16.21-22)

Antoni BigCuore*

           ANÚNCIO DO EVANGELHO  (Lc 3,15-16.21-22)

Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.

Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.



REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: Hoje comemoramos o Batismo de Jesus, feito por João Batista. Este se declara com toda humildade que ele NÃO é DIGNO de desatar as sandálias de Jesus, pois que seu batismo era um batismo de conversão e Jesus os batizaria no fogo do Espírito Santo.

O batismo (junto com a Eucaristia), no meu humilde entender, é o Sacramento mais importante,visto que passamos de Criatura de Deus, para Filhos de Deus quando o recebemos pelas mãos do Sacerdote ordenado. Pelo Batismo damos o nosso SIM a Deus e à Igreja. É a nossa adesão pessoal a todos os ensinamentos de Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, a segunda pessoa da Santíssima Trindade.

Tornamo-nos filhos amados de Deus, pelo Batismo. Mas, ele também implica numa grande responsabilidade em assumir o DISCIPULADO DO MESTRE!!!. Ser discípulo não é tarefa fácil. Diz o Mestre: “Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tomo a sua cruz e siga-me”.

Pelo Batismo Deus coloca um “Selo” em nossa alma!. Numa comparação bem simples, é como que tanger o gado com ferro quente, onde fica marcado que aquele animal pertence a tal pessoa. É um estigma que Deus coloca em nossa alma para nunca nos esquecermos que pertencemos a Ele e à sua Igreja.(cf. Mateus, 16, 18 a 20). “Tu és Pedro e sobre esta rocha EDIFICAREI a MINHA Igreja e as portas do inferno não poderão vencê-la”.)

A propósito, caro leitor(a) Você sabe a data exata quando foi batizado? Garanto que a maioria não sabe. Eu só sei que fui batizado na cidade de Ourinhos, Estado de São Paulo, no mês de Junho de 1.947, pelo Padre Eduardo Muranti, que já mora no céu. A minha primeira comunhão foi feita no dia 05 de Maio de 1.958(eu tinha 11 anos), pelo também Padre Domingos Trivi. (um padre italiano), na mesma cidade.

Mas, eu já fiz um propósito, quando eu for à minha cidade vou à Paróquia Matriz e vou pedir uma certidão do meu Batismo e colocá-lo num quadro no meu quarto. Esta é a verdadeira data de nosso nascimento!!! Pensem nisso!!!
Um feliz e santo domingo a todos!. Graça, paz e muita alegria em seus corações! Shalom!

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário