quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Reflexão Sobre o Evangelho do Domingo, 09.10.2016

Antoni BigCuore*

Data: 06.10.16, 5a feira, às 09,39 horas.
Local: SP,sp.


                           EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, 17, 11-19

"Caminhando para Jerusalém, aconteceu que Jesus passa entre a Samaria e a Galiléia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos foram ao encontro dele. Pararam de longe, e gritaram: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!".

Ao vê-los, Jesus disse: "Vão apresentar-se aos sacerdotes". Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram CURADOS. Ao perceber que estava curado, um deles, voltou para trás dando glória a Deus em volta alta. Jogou-se no chão, aos pés de Jesus, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

Então Jesus lhe perguntou: "Não foram dez os curados? e os outros nove?, onde estão. Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?". E disse a ele: "LEVANTA-SE E VÁ. SUA FÉ O SALVOU".
(cf. Biblia Paulinas, ediçao pastoral, pagina 1.338)


REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. Antes de quaisquer aprofundamentos do texto em epígrafe, convem ressaltar que os Judeus eram inimigos mortais dos Samaritanos.

Eles gritavam ao Mestre que tivessem COMPAIXÃO deles, pois estavam enfermos (eram leprosos e a lepra no tempo de Jesus era uma doença terrível pois a pessoa ficava isolada da multidão e quando estivesse em praça pública deveria gritar: impuro! impuro!). Eram dez pessoas ao todo nos diz o texto. Apenas um Samaritano.

Jesus CURA os dez e APENAS um volta para agradecer-lhe e este ainda era estrangeiro. Era samaritano! Pasmem!

Podemos aferir do texto que a INGRATIDÃO é um dos piores sentimentos que um ser humano pode demonstrar!. E nos dias de hoje, não é diferente, quantas pessoas são curadas por Deus, e nem sequer lembram de agradecê-Lo?!

O ponto chave do referido texto, é a ATITUDE DE GRATIDÃO E FÉ DO SAMARITANO que, com toda humildade vem e agradece a Jesus pela a sua cura!
O Mestre escandalizado e demonstrando uma certa indignação, pergunta ao samaritano: Não foram dez os curados? Onde estão os outros nove?

O Samaritano demonstra uma fé madura e equilibrada!
A fé é uma das principais virtudes segundo a doutrina cristã católica: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE, são as principais virtudes teologais.

 
Sendo que Paulo  coloca a caridade(Amor)como a principal delas.
A fé é DOM DE DEUS. Devemos pedi-la sempre a Ele, mormente nos momentos de nossas fraquezas e dificuldades. Senhor, eu CREIO, mas aumenta ainda mais a minha Fé!.

A fé é um processo, uma caminhada. Somente os corações disponíveis e humildes são capazes de progredir nessa caminhada. Ser Discípulo de Jesus implica em renúncias, sobretudo do próprio ego, das vaidades pessoais, dos sentimentos de prepotência e soberba; implica em assumir diariamente a sua cruz e O seguir.

Feliz e santo domingo a todos! Bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações!

(*)autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com e seu link filosófico e poético: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário