sábado, 27 de agosto de 2016

Evangelho do Domingo, 28/08/2016

                                                                    



Antoni BigCuore*

Data: sp.sp., 27.08.16
Blog Bem Viver Brazil
São Paulo,S.P.



                                     ANÚNCIO DO EVANGELHO DE LUCAS. (Lc 14,1.7-14)



Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:

“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.

Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.

E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 

Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: O cenário mundial de hoje, não é muito diferente do texto supra. Jesus é convidado a comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Os fariseus, diga-se de passagem, era um partido político dominante em Israel, na época de Jesus.
Então, o Mestre observa o comportamento das pessoas que estavam nesse almoço. Como bom pedagogo que é, Jesus lhes conta uma parábola.

Diz o Mestre que NUNCA se deve sentar nos primeiros lugares da festa, pois pode ser que tenha convidado muito mais importante que você, e depois  será obrigado a doar seu lugar para os outras pessoas. Dessa forma, você ficará envergonhado de ter que ceder o lugar a outro.

As elites do poder, "adoravam" serem bajulados pelo povo. Eram VAIDOSOS, orgulhosos e viviam de aparências.

Jesus, lhes dá as dicas de como se deve promover um banquete. Devem-se chamar as pessoas simples, os aleijados, os coxos, pois essas pessoas NÃO poderão lhes retribuir tal mimo.
A idéia central que o Mestre quer nos comunicar, é de que seus Discípulos devem ser sempre, verdadeiramente, humildes em todos os seus atos e ações.

Devem deixar de lado a ARROGÂNCIA, A VAIDADE e a PREPOTÊNCIA!

Nós, que participamos mais intimamente nos bastidores da Igreja, sabemos dos conflitos e competições inúteis que existem nas Pastorais Comunitárias, onde determinada Pastoral se preocupa em competir com outras pastorais. Onde muitos falsos líderes se preocupam mais em aparecer do que efetivamente trabalhar para o Reino de Deus.

Meus irmãos e minhas Irmãs, ser Discípulo de Jesus não é nada fácil. Implica em RENUNCIAR A SI MESMO, tomar a sua cruz e seguí-lo.  Isto requer muita abnegação e coragem!
Aprendamos do Mestre que é manso e humildade de coração!
Quem se eleva será humilhado e quem se humilha será exaltado!
Um feliz e santo domingo a todos os Irmãos e Irmãs em Cristo Jesus! Graça e paz!

(*)autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça e divulgue seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore




Nenhum comentário:

Postar um comentário