quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Evangelho do Domingo 14/08/2016(Lc, 12, 49-53)

                                                                 


Antoni BigCuore*

Local: São Paulo,SP.,Brazil

                 Evangelho Segundo Lucas, 12, 49 a 53

“Jesus é sinal de contradição. Eu vim para lançar fogo sobre aterra: e como gostaria que já estivesse aceso!. Devo ser batizado com um batismo, e como estou ansioso até que isso se cumpra! Vocês pensam que eu vim trazer a paz sobre a terra?. Pelo contrário, eu lhes digo, vim trazer DIVISÃO.

“Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas; e duas contra três. Ficarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o Pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra”. ( 1 ).

COMENTÁRIO DE A. BIGCUORE. A missão de Jesus, desde o batismo até à cruz, é o de ANUNCIAR a boa nova do Evangelho a toda criatura. Foi exatamente o que Ele fez. Cumpriu fielmente a missão que o Pai lhe confiara.
Só que, ser discípulo de Jesus, implica em renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguí-Lo. E isso tem o seu preço. Desde seu nascimento até hoje, a mensagem de Jesus, provoca DIVISÕES entre pessoas e sistemas.

O sistema do mundo, o sistema capitalista, vive de consumo, de degradar a natureza, para obter cada vez mais lucro. O sistema de Deus e sua lógica são bem diferentes da lógica dos homens. (Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus).

Deus criou o homem e mulher à sua imagem e semelhança. Jesus sempre pregou o direito e a justiça sobre a terra, sempre defendendo  os mais desvalidos da sociedade de seu tempo. A lógica de Deus é a de que, quem tem mais, tem a OBRIGAÇÃO MORAL, de dividir um pouco de seus bens com os mais pobres. Mas infelizmente o mundo não pensa e não age assim.

Os homens fazem tudo ao contrário. O homem de mais posse e poder, explora os mais fracos. E, em sendo assim, a doutrina de Jesus,  implicou em rupturas com a ordem vigente. 

Por isso, foi acusado de defender prostitutas, de conviver com os cobradores de impostos etc. O que, no final, a elite de Israel na época, (fariseus, escribas, saduceus e, sobretudo, os sumos Sacerdotes) houveram por bem matá-lo, pois, na concepção deles, Jesus representava uma AMEÇA aos seus poderes constituídos.

E assim se fez. Jesus, foi flagelado e morto, de uma forma a mais vil possível, na época. (morte de cruz). Mas, sua morte não foi em vão. Fomos libertos de nossos pecados e sabemos perfeitamente que JESUS, É O CRISTO, O FILHO DE DEUS VIVO! Que reina e reinará eternamente nos corações disponíveis, bem como em todos os SACRÁRIOS DO MUNDO!

Não tenhamos medo de seguir Jesus!. E não tenhamos medo nem de ser morto pelo seu Projeto Infinito de Misericórdia e de Paz duradoura! Deus os abençoe sempre e copiosamente!

(1) Fonte: Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.332.

(2) (*)autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário