sexta-feira, 29 de julho de 2016

DICAS PARA PREVENIR O ESTRESSE E DEPRESSÃO - 2

                                                                   


Antoni BigCuore Casagrande**

(SP.sp. 03.04.2009, 6ª.feira, às 16,40 hrs. Alt. 29.07.2016)

(*) parte de meu Livro, A Saúde da Alma e do Corpo, páginas 14,15 e 16).Editora Orecado Ltda.,de São Paulo, Capital.(ano 2003).



“Dicas para Prevenção do Estresse e Depressão. Como dissemos anteriormente, o estresse pode se constituir num fator de desencadeamento da depressão. Por isso, seguem abaixo algumas “dicas” de como prevenir o estresse e a depressão:

1.     Plano Espiritual: tenha uma religião  de sua preferência. É importantíssimo ter um Deus para crer e sem Ele a vida não tem sentido. Leia a Bíblia diariamente nem que for por uns cinco minutinhos, depois vá aumentando gradativamente. Faça orações diárias, pois a oração é o combustível da alma. Leia também livros com mensagens positivas que incentivam e elevam a auto-estima das pessoas.

2.     Plano Físico: pratique exercícios físicos regularmente. Comece devagar e vá aumentando gradativamente.  Sugerimos a caminhada diária. Em nossa opinião é uma das melhores práticas aeróbicas. Faça alongamentos diariamente mesmo que for em sua própria residência. A natação também é excelente. Tenha uma alimentação funcional,  basicamente, composta de frutas, verduras, legumes, carne branca, cereais integrais, castanhas nozes, aveia, linhaça, chia, quinoa, farinha de banana verde etc. Ingira diariamente vitaminas C e E. O estresse induz o organismo humano a consumir muita vitamina C. Por isso, que é imprescindível 1 grama por dia, se for sintética ou um copo de 200 ml. De suco de laranja, todos os dias, supre as necessidades diárias.


3.     Plano Emocional: repense seus valores. Sua visão de mundo, talvez, possa estar um tanto defasado. Pratique o bom humor e sorria, pelo menos, duas vezes ao dia, nem que for para se olhar no espelho e rir da própria cara! Está provado por pesquisas que o sorriso melhora nosso sistema imunológico. Neutraliza a ação dos hormônios negativos, os chamados cortisóis, tipo adrenalina, por exemplo. 

O sorriso facilita a  liberação do neurotransmissor chamado serotonina, o hormônio do bem estar.  Cultive sempre boas amizades. Partilhe com amigos suas alegrias e suas tristezas. Procure, no geral, manter sempre uma conversa construtiva e agradável. Isto ajuda muito a fortalecer o lado emocional do ser humano. Outras coisas muito importantes para melhorar a auto-imagem e a própria auto-estima  são: dançar, aprender a tocar um instrumento musical, cantar (nem que for no banheiro).

Elogiar também se constitui num excelente instrumento de bem estar, tanto para quem elogia como para quem recebe. Elogiar – claro – sempre de maneira sincera. O elogio gera ondas de energia positiva. Cria um clima agradável, sobretudo,  no ambiente de trabalho. 

Enfim, munir-se de instrumentos positivos visando ao fortalecimento do aspecto emocional da personalidade. Não tenha, portanto, receio de “colocar azeitona no pastel do outro”, pois a emoção positiva que ele irá sentir, voltará multiplicada para você mesmo. De certa forma, colhemos o que plantamos. Expressar nossos sentimentos, faz bem à alma e ao coração. É ganho certo na saúde.

Olho Clínico:  Estes três fatores( espiritual, físico e emocional) harmoniosamente combinados, redundarão no equilíbrio homeostático da personalidade, ( vide mais detalhes no capítulo 8) ou seja, numa pessoa saudável sob todos os aspectos, enfim, num vencedor! ( a homeostase é o equilíbrio fisiológico do organismo. Combinada com os fatores espiritual mais emocional redunda na tese que defendemos: chamada equilíbrio homeostático da personalidade. É um processo que tem seu ponto alto na idade madura, em média depois dos 45 anos de idade. É claro que varia  de pessoa para pessoa.).

Alimentos que combatem a depressão:  Em estudos recentes da Universidade de Kuopio, na Finlândia, tem demonstrado que boas doses de vitaminas do complexo B,( sobretudo as vitaminas B-06 e B-12) podem minorar as agruras provocadas pela depressão.  Combinados com alimentos que contém ácido fólico.  Para as futuras mamães, inclusive, os médicos receitam ácido fólico como preventivo a quaisquer deformações no futuro bebe.

Fontes naturais:  Receita: 1 colher de sopa de grão de bico;  2 colheres de sopa de agrião; 2 colhes de sopa de espinafre cozido; 3 colheres de sopa de brócolis picados.

Todos os alimentos que contém vitaminas do complexo B e a E, e também o mineral Selenium também ajudam sensivelmente a combater o estresse e principalmente a depressão. 

Sobretudo a vitamina  E, é uma excelente vitamina anti-oxidante, ou seja, evita o envelhecimento das células, combatendo os chamados radicais livres. E também combate o mau colesterol o chamado L.D.L.

Inclusive, em descobertas científicas mais ou menos recente, para a próstata, a vitamina E, sinergicamente combinada com o mineral Selenium, é excelente para a prevenção do câncer”.

(**)Autor é Escritor em S.Paulo,SP. Acesse seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
                                                                                     






Nenhum comentário:

Postar um comentário