sábado, 5 de março de 2016

Evangelho do Domingo dia 06.03.2016

Antoni BigCuore*
Local: São Paulo,SP,Brazil
Hora e data: 14,29 hrs.,do dia 04.03.16, 6ª feira.

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS -  (Lc 15,1-3.11-32)
Naquele tempo, Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.' Então Jesus contou-lhes esta parábola: 'Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte da herança que me cabe'. E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante.

E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.

Então caiu em si e disse: 'Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: `Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados'. Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o, e cobriu-o de beijos. O filho, então, lhe disse: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti.

Já não mereço ser chamado teu filho'. Mas o pai disse aos empregados: `Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado'. E começaram a festa. O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo.

O criado respondeu: `É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde'. Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. Ele, porém, respondeu ao pai: `Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado'. Então o pai lhe disse: 'Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado'.
----------------------------------------------------------------------------------

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE – LECTIO DIVINA. Estamos diante de uma das mais lindas parábolas do santo Evangelho. A parábola do filho pródigo. Conta Jesus que o filho mais novo exige a sua parte da herança que lhe cabe. E assim o Pai o fez. Ele (filho) parte para o mundo e gasta tudo com prostitutas e orgias.

Como foi imprudente gastou tudo o que tinha. Tempos depois, houve uma grande fome na região, levando-o  a tentar conseguir emprego. E o único que lhe deram era para cuidar de porcos. Nem comida lhe davam. Ele se teve que se sujeitar a comer os restos que caiam dos porcos.

Daí “a ficha cai” e ele se lembrou da casa do Pai, onde tinha do bom e do melhor e tomou a decisão de voltar. Pensou: “Pai pequei contra ti e já não mereço ser chamado seu filho”, isso para dizer a seu Pai quando chegasse. Dito e feito. Ele volta arrependido e o Pai o acolhe com muito carinho e amor. O Pai teve COMPAIXÃO DE SEU FILHO QUE ESTAVA PERDIDO e preparou uma bela   festa para comemorar a volta do filho que estava perdido.

O irmão mais velho ficou com inveja da atitude do Pai e reclamou com ele. Disse-lhe o Pai: “Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver, estava perdido, e foi encontrado”.

Meus irmãos e minhas Irmãs em Cristo, todos nós temos um pouco de “filho pródigo”. Mas, o que nos consola é que a COMPAIXÃO de Deus é infinita! Ele está sempre de braços abertos a nos acolher; a acolher o pecador arrependido.

O mais importante para nós cristãos católicos, sobretudo nessa Quaresma, fazemos uma boa confissão, jejum, oração e práticas de caridade. Quaresma é um tempo forte de CONVERSÃO. É um tempo propício para darmos um balanço em nossa vida espiritual e moral. É decidir a sermos melhores. É mudança de vida!. É tempo de PERDÃO e RECONCILIAÇÃO!

Santo domingo a todos(as). Bênçãos de saúde, paz, prosperidade e muita alegria em seus corações!

(*)propagador do bem e da verdade do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue o Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário