domingo, 13 de março de 2016

Evangelho do Domingo 13/03/2016

Antoni BigCuore*
Data: 11/03/16, 6ª feira, às 16,38 horas

                EVANGELHO SEGUNDO JOÃO -  (Jo 8,1-11)

Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando a no meio deles, disseram a Jesus: 'Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres.

Que dizes tu?' Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: 'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.' E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. Então Jesus se levantou e disse: 'Mulher, onde estão eles?

Ninguém te condenou ?' Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.' Então Jesus lhe disse:'Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais.” ( 1 )


LECTIO DIVINA – LEITURA ORANTE DA PALAVRA. Existem dois viés neste texto bíblico. O primeiro a visão hipócrita dos fariseus e mestres de a lei, que com a sua SOBERBA, estavam julgando uma mulher que foi pega em adultério e, segundo a Lei de Moisés, ela deveria ser apedrejada.

O segundo viés é o da MISERICÓRIDA DE DEUS. Jesus a exerce magistralmente quando lhes pergunta: “ quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”.
A soberba é um pecado capital grave. Colocamo-nos acima dos outros e fazendo pré-julgamentos. Vimos isto mesmo em pessoas que estão várias vezes, por semana, na igreja recebendo,inclusive, a Santa Eucaristia, mas em suas atitudes se colocam como “melhores” que os os outros.

Devemos nos conscientizar que vivemos pela MISERICÓRDIA DE DEUS. Sem ela estaríamos TODOS CONDENADOS! Portanto, nessa quaresma, que é um tempo propício para a conversão, vamos rever as nossas atitudes cotidianas, no sentido de conformá-las com o santo Evangelho de Jesus, ou seja, com a sua vontade.
Viver como Jesus viveu. Amar como Jesus amou, eis a síntese para o nosso aperfeiçoamento pessoal e espiritual, conforme diz a música do Padre Zezinho SCJ.
Um santo e feliz domingo a todos! Bênçãos de saúde, paz e muita alegria em seus corações!

(1)   Texto transcrito do portal C.N.

(2)   (*) autor é amigo do bem e propagador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário