sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Leituras Bíblicas do Domingo 07.02.2016

                                                               


Antoni BigCuore*

Data: 05/02/2016, 6ª feira, às 12,07 horas.
Local: Brazil, Sao Paulo, S.P.

PRIMEIRA LEITURA - (Is 6, 1-8)
Leitura do Livro do Profeta Isaías:

No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas. Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”.
Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”.
Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, e tocou a minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”.
Ouvi a voz do Senhor, que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
SALMO RESPONSARIAL -  (Sl 137)
Vou cantar-vos ante os anjos, ó Senhor,/ e ante o vosso templo vou prostrar-me.
Vou cantar-vos ante os anjos, ó Senhor,/ e ante o vosso templo vou prostrar-me.
Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,/ porque ouvistes as palavras dos meus lábios!/ Perante os vossos anjos vou cantar-vos/ e ante o vosso templo vou prostrar-me.
Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,/ porque fizestes muito mais que prometestes;/ naquele dia em que gritei, vós me escutastes/ e aumentastes o vigor da minha alma.
Os reis de toda a terra hão de louvar-vos,/ quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa./ Hão de cantar vossos caminhos e dirão:/ “Como a glória do Senhor é grandiosa!”
Estendereis o vosso braço em meu auxílio/ e havereis de me salvar com vossa destra./ Contemplai em mim a obra começada;/ ó Senhor, vossa bondade é para sempre!/ Eu vos peço: não deixeis inacabada/ esta obra que fizeram vossas mãos!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SEGUNDA LEITURA - (1Cor 15,3-8.11)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: O que vos transmiti, em primeiro lugar, foi aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze.
Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.
É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
EVANGELHO SEGUNDO LUCAS -  (Lc 5, 1-11)
Naquele tempo, Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus.
Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes.

Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”.
Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.

Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”

É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.
Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.
Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus."(Palavra da Salvação! Glória a Vós Senhor!).
------------------------------------------------------------------------------------------------------
LECTIO  DIVINA – REFLEXÃO DE A. BIGCUORE

Estamos diante do seguinte cenário: uma multidão queria ouvir Jesus, ao lado do lago de Genasaré. Jesus, como sempre inspirado pelo Espírito Santo, usou o bom senso e subiu numa barca que esta vazia ao lado da margem. Pedro estava junto com Ele. E Jesus lhe diz: “Lance as redes para as águas mais profundas”.

Pedro meio desacreditado, diz ao Mestre: “Mestre trabalhamos a noite inteira e nada pescamos, mas em atenção à sua Palavra, vou fazê-lo. E assim o fez. Apanharam tantos peixes que as redes se romperam. Pedro atônito diz ao Mestre: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador”.!

Jesus lhe diz: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. A partir desse momento, Jesus inicia a formação de sua Igreja. Escolhe pessoas simples do povo( pescadores) para junto com Ele levar a cabo a DIVULGAÇÃO DE SEU EVANGELHO.

A barca pode simbolizar a Igreja de Cristo. Jesus escolhe as pessoas certas para a sua missão. Levar o seu Evangelho a toda criatura. No começo, os apóstolos não entendiam nada. Estavam como que meio hipnotizados. A “ficha” só vai cair mesmo, bem mais tarde, em Pentecostes, quando o Espírito Santo vem em forma de fogo sobre eles. Dali em diante, eles entenderam TUDO o que Jesus lhes ensinou.

E nós cristãos de hoje? Temos plena consciência do que Jesus quer de nós? Vivemos a plenitude de nosso Batismo?
Pelo batismo passamos a pertencer à família de Deus. Recebemos os 7 dons do Espírito Santo: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Também recebemos os 12 frutos do mesmo Espírito. Essas são as grandes armas do Cristão para enfrentar as tribulações que o mundo e seus demônios, tentam nos impor, sobretudo, pela mídia.

Todo cristão consciente deve ser: DISCÍPULO E MISSIONÁRIO. O discípulo segue tudo o que o Mestre lhe ensinou e, assim, se torna missionário da Palavra de Deus, compreendida nas Sagradas Escrituras, mormente o Novo Testamento: Evangelhos canônicos, Atos dos Apóstolos, Cartas e o livro do Apocalipse.

Ser cristão vinte e quatro horas por dia! Eis o grande desafio!!! É difícil, mas com a GRAÇA de Deus, conseguimos nos aperfeiçoar social e espiritualmente!. Confie! PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!

Um santo e feliz domingo a todos vocês!. Bênçãos de saúde, paz, prosperidade e muita alegria em seus corações!

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore



Nenhum comentário:

Postar um comentário