terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Até Tu Catilina? (política nacional)

                                                              

Data: 15/12/2015, 3ª feira, às 9,49 horas.
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO – UOL DO DIA 15.12.2015
----------------------------------------------------------------------------------------
Transcrevo a meus leitores e leitoras do Recanto, matéria de hoje, publicada no Portal da UOL., conforme segue abaixo, para as nossas reflexões pessoais.
No final dou os meus “pitacos” sobre o referido assunto.
-----------------------------------------------------------------------------------------

“Nome da nova fase da operação Lava Jato, "Catilinárias" são uma série de quatro discursos que Cícero, o cônsul romano Marco Túlio Cícero, proferiu no Senado romano. Nesta terça (15), a Polícia Federal iniciou uma ação de busca e apreensão na residência oficial da presidência da Câmara, atualmente ocupada pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

 A ação também é feita nas casas dos ministros Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Henrique Eduardo Alves (Turismo).
Os textos de Cícero referem-se a Lúcio Catilina, que teria comandado uma revolução para dissolver o Senado e tomar o poder em Roma em 63 a.C.. Uma das frases mais conhecidas do discurso é a seguinte: "até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?".

Segundo registros históricos, na noite de 6 para 7 de novembro de 63 a.C., Catilina reuniu dirigentes da conspiração para tomarem as últimas decisões antes de uma nova tentativa de golpe em Roma.

Ao saber disso, Cícero teria decidido convocar o Senado. Na reunião, o cônsul teria ficado indignado com a presença de Catilina e acusou-o através do primeiro da série de discursos, que veio a ser conhecida como "Catilinárias". A fala de Cícero teria convencido o Senado de uma possível conspiração de Catilina.
Em dezembro, após o quarto discurso de Cícero e já condenado à morte, Catilina recusou-se a entregar-se. Em janeiro de 62 a.C., Catilina foi morto em um campo de batalha.

Leia um trecho do primeiro discurso das "Catilinárias":

"Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência?
Por quanto tempo ainda há-de zombar de nós essa tua loucura?
A que extremos se há-de precipitar a tua audácia sem freio?
Nem a guarda do Palatino, nem a ronda nocturna da cidade, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do
Senado, nem o olhar e o aspecto destes senadores, nada disto conseguiu perturbar-te?
Não sentes que os teus planos estão à vista de todos?

Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem?
Quem, de entre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, em que local estiveste, a quem convocaste, que deliberações foram as tuas?"
COMENTÁRIO DE A. BIGCUORE. Dessa matéria da Uol, de hoje, poderíamos parafrasear a frase do grande Senador Romano, Marco Túlio CÍCERO, dizendo assim:
ATÉ QUANDO, senhores congressistas, abusarás de nossa paciência? Ou seja, até quando abusarás da paciência do tão sofrido Povo Brasileiro???

Eis o cenário atual: a senhora presidente lutando com unhas e dentes para defender o próprio umbigo, de um lado, e o deputado Eduardo Cunha, fazendo CHANTAGEM contra a presidente, por rixas pessoais, enquanto que a economia do País, de afunda, dia após dia, estando na iminência de PERDER seu grau de investimento na Agencia Moodys.(o que ajudaria a afundar, ainda mais, a combalida economia brasileira. Fala-se já em 9.000.000 (milhões) de desempregados!!!). Pasmem!

A senhora presidente está agindo como “fera ferida” e justamente, hoje, às 6,00 horas da manhã, a Polícia Federal, estava batendo às portas da residência de Cunha, para averiguações, em atendimento às instruções do Ministério Público.

Justamente, hoje, quando a votação na Comissão de Ética, por 11 a 9, deu provimento à sequência do pedido de processo, contra o referido deputado.Mera coincidência?
Nota-se que a senhora presidente quer se vingar de Cunha, por este não ter feito, o que ela gostaria que fosse. Dna. Russef, queria instrumentalizar a Câmara dos Deputados, para poder aprovar seus “projetos de poder”. (entenda-se do PT).

“O PROJETO CRIMINOSO DE PODER”, no dizer do Exmo.Senhor Doutor Celso de Melo, quando se manifestou no processo do mensalão.
Só que a Operação Lava a Jato (com a ajuda de Deus), apareceu como verdadeiro óbice aos interesses do partido dos trabalhadores. Graças a Deus, diríamos nós, essa Operação, muito bem conduzida, dentro da Constituição, pelo Exmo. Sr.Dr. Juiz, SERGIO MORO, que está dando um ÓTIMO EXEMPLO, ao País e a seus colegas, de como de se instruir um processo.

Estamos num momento crucial de nossa vida política. Ou passamos o Brasil a limpo AGORA ou NUNCA MAIS!!!  É a grande chance!. Como diria o Imperador Cesar, diante do Rubicão: “Alea jac a est”. ( a sorte está lançada).(todos os partidos DEVEM ser investigados, doa a quem doer!).

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Quando o Sr. Procurador da República, Sr.JANOT, vai instaurar processo contra o Sr.RENAN CALHEIROS, raposa velha de nossa política, envolvido várias vezes em escândalos de corrupção e mesmo sexual?

Diria meu Anjo Biguinho....”ah...mas ele é amigo do poder, do PT e da presidente Dilma”...você tá querendo demais não acha? Rssss....”

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça e divulgue seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore




Um comentário: