sábado, 26 de setembro de 2015

Reflexão Sobre o Evangelho do Domingo, 27.09.2015

                                                                     

Antoni BigCuore*

Data: 26.09.15, às 10:28 horas
Local: Brazil, São Paulo, S.P.

                   Anúncio do Evangelho (Mc 9,38-43.45.47-48)
  
“Naquele tempo, João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”.
Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor.
Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.

E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.

Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.
Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno,‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.( 1 )


LECTIO DIVINA – LEITURA ORANTE DA PALAVRA. Elementos do Cenário: João vem até Jesus, Milagres, Quem não é contra nós, é a nosso favor, Escandalizar, Pecados etc.

Nesse texto vamos refletir sobre dois viés: o primeiro é que o discípulo João ficou meio “chocado” ao ver que um homem expulsava demônios em nome de Jesus e, por isso, o repreendeu. Jesus, por sua vez, o adverte dizendo que quem não é CONTRA nós, é por nós!.

Aqui nos vem à mente, a idéia de muitas religiões cristãs, cujos membros se julgam que só “eles” estão salvos; somente eles têm dons do Espírito Santo e que, portanto, uma pessoa que não freqüenta igreja alguma, não possa ter os mesmos DONS dados por Deus.

Diz-nos o Pe.Paulo Bazaglia, “Ninguém, nenhum grupo, tem o monopólio da missão de Jesus. Pois o Mestre não veio formar um grupo fechado, mas propor a todos um caminho diferente, que leva a fazer o bem e a reconhecer o bem, não importa de onde venha. Jesus garante, aliás, que não ficarão sem recompensa aqueles que, com os menores gestos, fizerem o bem aos que se declararem a favor dele.” (cf. O Domingo, pg. 04, de 27.09.15).

Na primeira leitura de Números, 11, 25-29, lemos:

(Josué, filho de Num, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: “Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!” Moisés respondeu: “Tens ciúmes de mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!”
Num ficou com inveja Ellad e Melad estavam profetizando no acampamento, enquanto Moisés, e os setenta anciaos, profetizavam na Tenda.)

Veja você caro leitor, a conexão perfeita, na liturgia, da primeira leitura com o Evangelho de Jesus, acima mencionado.
O segundo viés nos remete à idéia de ESCÂNDALO, de pecado. Escandalizar aqui no referido texto, significa eu levar uma pessoa a pecar. É eu fazer o “outro” tropeçar. Por exemplo, quando se diz que uma mulher está com um vestido escandaloso , significa, em português, que tal fato possa levar o cristão a pecar com o olho.

Não se pode, NUNCA, interpretar a Palavra de Deus ao pé da letra, sob pena de incorrer em grave erro. Jesus diz que seu olho, seu pé, sua mão, são motivos que possam levá-lo a pecar, então seria melhor cortá-los para se evitar o “fogo do Inferno”.

Por isso, Irmãos e Irmãs em Cristo, vivamos na graça de Deus, mediante os Sacramentos da Reconciliação e Eucaristia, como remédios ou mesmo vacina preventiva contra o pecado.
Peçamos ao Espírito Santo que nos guie e nos ilumine em nossa caminhada por essa vida, afim de que possamos merecer o premio da vida eterna. Amém!!!

Que desça sobre você, sua família, seus amigos e também inimigos, a BÊNÇÃO, do Deus que é Pai, que é Filho (o Verbo, palavra encarnada) Jesus Cristo e o Espírito Santo Paráclito. Amém! Graça e paz em seus corações! Shalom!

(1)   Texto extraído do Portal CN. (*) Autor é escritor e Comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário