sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Reflexão Sobre o Evangelho do Domingo, 06.09.2015

                                                                 

By Antoni BigCuore*
Data: 04.09.15, 6ª feira, às 09,29 horas.
Local: Brazil, São Paulo, SP.

                                     EVANGELHO CONFORME MARCOS- (Mc 7,31-37)

“Naquele tempo, 31.Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole.

32.Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33.Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34.Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!”

35.Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36.Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.
37.Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. Palavra da Salvação! Glória a Vós Senhor!” (1)

                     LECTIO DIVINA – LEITURA ORANTE DA PALAVRA

Cenário e seus Elementos: Cidades e regiões pagãs Tiro e Sidônia; Surdo e mudo; Jesus faz um grande sinal de libertação.

Jesus, cumprindo fielmente, a missão que o Pai lhe confiou, ia sempre ao encontro das ovelhas perdidas e daqueles pobres e desvalidos da sociedade opressora de sua época.
Foi-lhe apresentado um surdo, e o Mestre o liberta dizendo: “Efatá”, que quer dizer “Abra-se”. E assim se fez. O surdo e quase mudo, ficou totalmente LIBERTO pela ação de Jesus.

Para muitas pessoas que viram os sinais do Mestre, o tinham como um “milagreiro” e queriam quase sempre que Ele realizasse “sinais”, sobretudo os fariseus e mestres da Lei, para O poder incriminar.

Jesus tinha a preferencia pelos pobres e oprimidos da sociedade de sua época, pois eles eram marginalizados pelas ESTRUTURAS INJUSTAS.

E nos dias de hoje, (2015) a que assistimos? Aos fatos se repetindo, em um contexto socio cultural diferente, mas a essência continua a mesma. Vejam o caso dos imigrantes que estão tentando fugir de suas terras para chegar até à Europa. 

São pobres geralmente, desvalidos, famintos e sedentos de uma vida digna! E como agem as Nações poderosas?. Com preconceito e medo de que eles (imigrantes) venham tomar seus empregos e lhes tirar da “ZONA DE CONFORTO”.
Veja o nosso Brasil de hoje. O povo (a maioria) foi enganada por políticos que “protemeram” melhorias em seus vidas e lhes “entregaram” mentiras e contas para pagar.
                         ----------------------------------------------------------------

DISCUSSÃO EM GRUPO:

0.1.           O que podemos fazer para melhor a nossa cidade e o nosso País?

0.2.         Como Jesus veria a realidade social de hoje?
  
0.3.         Como nós, cristãos, devemos pautar nossas condutas para melhorar a sociedade como um todo? Com posturas éticas e solidárias? Ou pensando em nossos próprios umbigos?
Que as bênçãos dos céus sejam derramadas em profusão sobre o nosso País, a fim de que encontre caminhos de justiça social, ÉTICA, competência e seriedade com o trato dos bens públicos.

A bênção  (o parnassah de Deus) sobre todos vocês, Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!(parnassah é bênção que não cessa nunca! É a bençãos das bençãos, pois é o próprio Deus).
-------------------------------------------------------------------------------------------
(*) autor é escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
Fonte: (1) – Texto extraído site Canção Nova.





Nenhum comentário:

Postar um comentário