sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Reflexão Sobre o Evangelho do Domingo, 30.08.2015

                                                                   

Antoni BigCuore*

Data: 24.08.15, 2ª feira, às 21,13 horas
Local: Brazil, São Paulo,SP.

                    Anúncio do Evangelho (Mc 7,1-8.14-15.21-23)

“Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2.Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3.Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4.Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.

5.Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?”
6.Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7.De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8.Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

14.Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai, todos, e compreendei: 15.o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21.Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22. adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23.Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

LECTIO DIVINA = LEITURA ORANTE DA PALAVRA.  Elementos do Cenário: Fariseus e mestres da lei. Tradição dos antigos. Fariseus questionam Jesus sobre o porque seus discípulos não seguem as tradições dos antigos. Religião Ritualista dos judeus, coração fonte do bem e do mal, Profeta Isaías etc.

2. Ler 3 vezes, em voz alta, o referido texto.
3. Reflexão em grupo
4. Contextualizar o texto em pauta
5. Oração e Ação concreta.

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: Jesus é fortemente questionado pelos fariseus e mestres da lei, sobre o fato de os seus discípulos não seguirem a tradição dos antigos.
Jesus, em sua imensa SABEDORIA, vai na essência da questão e não na periferia e causa perplexidade nos fariseus ao lhes dizer que o mais importante é o que sai do coração e não o que entra, pois aquele contamina o ser humano. Para Jesus o coração é a fonte do bem e do mal. Sua filosofia é baseada essencialmente no coração e nem tanto na razão. É lógico que Ele também fazia uso da razão, mas a sua prioridade é o Coração Humano.

Pois, diz Ele,  do coração proveem: adultérios, invejas, ciumes, bebedeiras, orgias, traições, corrupções politicas, soberba, calúnia, roubos, assassinatos, etc. Isto sim, é que torna o ser humano IMPURO e não o fato de seus discípulos não seguirem as tradições dos antigos.
Hipócritas diz o mestre!. Sobre vocês já bem profetizou o Profeta Isaías...”esse povo me louva somente com os lábios. Seu coração está longe de mim.”

Enquanto o ser humano não CONVERTER o coração para Deus, não haverá paz duradoura na terra. Ela, (terra) infelizmente, está profanada por milhões de abortos, que se fazem todo ano no planeta; a difusão e consumo de drogas; corrupções políticas e outras, que subtraem dos cofres públicos, bilhões e bilhões de dólares, os quais poderiam ser muito bem aplicados nas áreas de educação e saúde públicas!!!

PARA REFLETIR EM GRUPO: Como eu, como cristão, ajo no meu trabalho, escola, igreja, enfim, em minha comunidade?

Como Jesus agiria nessa situação?

Será que eu estou me deixando levar pelas más inclinações do coração?(agindo, assim, egoísticamente?)

A minha religião é ritualista ou se baseia nos bons sentimentos ensinados pelo Mestre?

Estou exercendo a minha  CIDADANIA eficazmente?

Um feliz e santo domingo a todos(as)! Graça e Paz em seus corações!

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore





Nenhum comentário:

Postar um comentário