sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Reflexão do Evangelho do Domingo, 23.08.2015

                                                                   

Antoni BigCuore*
Data: 29.08.15, 5ª feira, às 11,29 horas.
Local: Brazil, São Paulo,S.P.

                        Tema: Evangelho segundo João. (Jo 6,60-69)

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?”
61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”.

Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?”

68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

                  ----------------------------------------------------------------------------

LECTIO DIVINA – LEITURA ORANTE DA PALAVRA. Cenário: Jesus pregando para os seus discípulos na Sinagoga. Pouco antes, ele falava  Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna. Minha carne é verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida. Muitos se escandalizaram após ouvir as palavras de Jesus.
                          
O Mestre Jesus, falava da importância do Espírito, pois a carne é fraca e para nada serve. Suas palavras são espírito e vida.
A palavra de Deus gera conflitos e divisões. Muitos discípulos acharam palavras duras demais e desistiram de seguir Jesus. Entretanto, os doze(12) Apóstolos permaneceram FIÉIS aos ensinamentos do Mestre. “A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna. 69.Nós cremos firmemente e reconhecemos que Tu és o Santo de Deus”.  

Verdadeiramente seguir Jesus não é tarefa fácil. Ele mesmo em outra passagem alerta os discípulos: “No mundo tereis tribulações, mas CORAGEM, EU VENCI O MUNDO!”

Os cristãos que quiserem evoluir nos ensinamentos do Mestre, têm que se DESPOJAREM de si mesmos. Têm que saber gerenciar os impulsos e paixões. A razão tem que ser mais forte que a emoção. Têm que superar a tentação da EGOLATRIA, que é o culto patológico do próprio “Eu”. Nos dias de hoje, não é o que percebemos nas chamadas, Redes Sociais?

Todo mundo querendo se EXIBIR, se mostrar numa ânsia frenética de elevação do próprio “ego”?. Não nos iludamos, prezados irmãos e irmãs em Cristo, os bens desse mundo não satisfazem às nossas inquietações interiores; eles são ilusórios.

A palavra humildade vem do latim, “húmus” que significa terra. Nivelar-se como a terra. Colocar o Reino de Deus e sua justiça, acima dos valores deste mundo, os quais são efêmeros, pois tudo mais nos será acrescentado.

Em resumo: acreditar em Jesus, implica seguir fielmente os seus ensinamentos, quais sejam, mediante a vida Eucarística, transmitir as bênçãos dela decorrente, a todas as pessoas com as quais interagimos. É irradiar alegria, paz, amor, carinho, sorrisos e gentilezas. Assim, estaremos demonstrando que somos “pessoas diferenciadas”, pois vivemos o verdadeiro amor preconizado pelo Mestre Jesus!.

Uma santa semana a todos! Graça e bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações. Paz e bênçãos!

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça e divulgue o seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore



Nenhum comentário:

Postar um comentário