sábado, 11 de julho de 2015

As Vitaminas e Sais Minerais Afetam o Estado de Espírito?

                                       
             
As Vitaminas e Sais Minerais Afetam o Estado de Espírito?

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 11.07.2015, sábado, às 10,33 horas.
Edition: Blog Bem Viver –R.L.


                        O Dr. Earl Mindell, em seu famoso livro chamado “Earl Mindell´s Vitamin Bible”, ( a Bíblia das vitaminas) comenta pesquisa do Dr. Shilman, em trabalho publicado no British Journal of Psychiatry, que “ em 59 pacientes com problemas psiquiátricos, encontrou 48 com deficiência de ácido fólico.

Outra pesquisa demonstra que a maioria das pessoas que sofrem de doenças mentais ou emocionais tem deficiência de uma ou mais vitaminas do complexo B, ou de vitamina C. Verificou-se que até mesmo pessoas normais e felizes ficam deprimidas e exibem outros sintomas de distúrbios emocionais, quando se provoca nelas a deficiência de niacina ou ácido fólico.”(grifo meu)

                        “Na Universidade Stanford, da Califórnia, o dr. Linus Pauling conduziu uma série de testes para determinar as necessidades individuais e vitaminas. Parte desses testes consistiu em ministrar doses maciças de vitamina C (chegando a 40 g) a pacientes esquizofrênicos, e descobriu-se que nada, ou quase nada, era eliminado pela urina. Como o organismo expele as vitaminas solúveis em água de que não necessita,o teste revela claramente que os doentes mentais necessitam de mais vitamina C – cerca de mais de mil vezes a média diária recomendada – do que as outras pessoas.” (pgs. 220/221)

                        Ainda segundo o Dr. Mindel, “a primeira descoberta cientificamente documentada que relacionou uma doença mental com o regime alimentar ocorreu quando se verificou que a pelagra (com sintomas de depressão, diarréia e demência) podia ser curada com niacina.

Depois descobriu-se que a suplementação com complexo B é mais eficaz do que com a niacina sozinha.”
                        “Continuam surgindo novas provas de causas bioquímicas para distúrbios mentais. Experiência demonstra que sintomas de doenças mentais podem ser induzidos ou eliminados alterando-se os níveis de vitaminas no organismo.”

                        As principais vitaminas e sais minerais, para voce leitor que deseja combater a depressão e ansiedade, são as Vitaminas B-1 (tiamina), B-6 (pirodixina), Ácido Pantotenico, Vitamina C (contidas em todas frutas cítricas), Vitamina E (alfa-tocoferol), Zinco, Magnésio e Cálcio.
                        Evidentemente, voce deverá ter uma orientação médica ou mesmo de uma nutricionista. O problema reside na dosagem pois, cada pessoa, tem um organismo específico sujeito às oscilações do dia a dia.
                       

                        Radicais Livres – Os radicais livres são os agentes negativos (moléculas) que provocam o envelhecimento precoce das células. É o que eu chamo de “LIXO ORGÂNICO”.  Eles são os responsáveis pelo envelhecimento humano. Cigarro, bebida, poluição, colesterol alto decorrente o excesso de alimentos com gordura saturada.(ex. carne vermelha, embutidos, etc.). tão presentes na vida do homem moderno, constituem em fatores que favorecem o surgimento dos radicais livres.

                        Os radicais livres provocam a OXIDAÇÃO das células, qual sejam, eles provocam o endurecimento das membranas das células, dificultando a absorção dos nutrientes nelas. A oxidação para o leigo, é uma espécie de “ferrugem”, que conrre e, tendo como conseqüência, a morte precoce das células e a pessoa vive menos. Seu sistema imunológico fica fragilizado e, ela se torna, vulnerável às doenças.
  
                        O leitor atento poderia questionar: como fazer para combatê-los?
                        As principais armas são as relacionadas á alimentação. Devemos ter uma alimentação racional, adequada à vida moderna. As vitaminas C e E, as chamadas antioxidantes, ou sejam, as que não deixam formar placas nas artérias, conseqüentemente, evitando-se problemas com o coração. (ataque cardíaco o principal).

                        Resumindo: é preciso adquirirmos hábitos saudáveis, alimentação balanceada, mente positiva e espiritualidade. Essa é a fórmula que eu encontrei para melhorar sensivelmente a minha saúde, tanto física como emocional. Boa sorte! Mude seus hábitos se for o seu caso e VIVA FELIZ! VOCÊ MERECE!

(*)autor é Escritor, nutrólogo e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasltras.com.br/autores/antonibigcuore - www.facebook.com/AntoniBigCuore Casagrande - São Paulo, Brazil.
OBS. Este artigo é parte do artigo que escrevi em 2.003, chamado Caminhos de Saúde Integral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário