segunda-feira, 22 de junho de 2015

Evangelho do Domingo 21.06.2015

                                                                      

Antoni BigCuore*
Data: 22.06.15, às 10,59 horas.

                               EVANGELHO SEGUNDO MARCOS. (Mc 4,35-41)

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!”
36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele.
37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”

39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”
41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”
                            ---------------------------------------------------------------------

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: “Quem é este que até o vento e o mar obedecem”?
Imaginamos o seguinte cenário:  começava a noite e deveria estar bem escuro no mar da Galiléia. A embarcação deveria ser bem rústica. Os discípulos estavam com muito medo, o que, de certa forma, era natural.
À guisa de ilustração, releva salientar que o mar, para os judeus, era um lugar de espíritos maus; era morada do Leviatã, o Monstro Demoníaco.

Jesus estava dormindo. Humanamente falando era natural os discípulos sentirem medo. Em função disso, chamam o Mestre para  ver se Ele fazia alguma coisa. Como que exercendo o papel de exorcista, Jesus manda a tempestade parar e se acalmar e, o mar O obedece.

Fazendo a “Lectio Divina”, podemos afirmar que a barca representa a IGREJA DE CRISTO, o mar o mundo que deve ser evangelizado. A tempestade configura as dificuldades, as tribulações que os discípulos de Jesus, deverão enfrentar até o fim dos tempos.

O AMOR é o antídoto do medo!. Só ele pode ser a âncora segura dos discípulos para enfrentar as tribulações do mundo. Para isso, o cristão deve se munir das ferramentas adequadas para enfrentá-las. Eles são: o Pão da Palavra, O Pão Eucarístico e os Sacramentos. Tudo isso Jesus, deixa a seus discípulos antes de voltar para o Pai.

Hoje temos, ainda, os 7 Dons do Espírito Santo (Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Mais os 12 frutos do Espírito Santo(paz, alegria, benignidade, humildade, castidade etc.).

Em síntese, só o AMOR é capaz de nos acalmar o coração, nos dar forças para seguir em frente. E este amor que nos dá é o Espírito Santo de Deus, que comanda a Igreja depois da Ascensão aos Céus, do Mestre Jesus!.
Louvado seja Deus para sempre! Santa e feliz semana. Graça e bênçãos a todos(as)!

(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário