quinta-feira, 4 de junho de 2015

CORPUS CHRISTI, FESTA DA PARTILHA

                                                          


Antoni BigCuore Casagrande*

                   Nós, cristãos católicos, dentro do calendário litúrgico, comemoram hoje a festa de “Corpus Christi”, o Corpo de Deus. É a festa da Instituição da Sagrada Eucaristia, instituída pelo próprio Jesus, na última ceia.
                   Em Gênesis, 14 – 18-20, lemos: “Naqueles dias, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus Altíssimo, abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra! Bendito seja o Deus altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.”

                   Jesus disse, eu “sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão, viverá eternamente”.

                   Para nós cristãos católicos, a Eucaristia que celebramos praticamente todos os dias da semana, através das missas, representa o corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo!

A hóstia quando não consagrada representa apenas farinha. Mas quando consagrada por um Sacerdote Ordenado, fielmente preparado para isto, se transforma, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo! Isto é mistério de fé!.
                   A Eucaristia foi prefigurada em várias passagens bíblicas. Uma das mais notáveis é a acima relatada em Genesis, 14, 18-20. Em Lucas 9, 11-17, os discípulos preocupados com a alimentação de 5.000 pessoas e Jesus com apenas cinco Paes e dois peixes, os alimentou e ainda sobram doze cestos.

                   Ela representa o corpo de Deus, o único alimento que verdadeiramente sacia a fome de amor e dignidade humanas!
                   A Eucaristia é a verdadeira ação de graças, conforme a origem grega da palavra. Agradecemos a Deus o dom de nossas vidas e tudo o que Ele criou. Ela é a síntese e o ápice do Cristianismo Cristão Católico!.

No Evangelho de Lucas, 22 19 a 20, diz o Mestre: “ 19E tomou um pão, deu graças, partiu e distribuiu-o a eles, dizendo. “ISTO É O MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS.  FAZEI  ISTO EM MINHA MEMÓRIA”. 20E, depois de comer, fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este cálice É A NOVA ALIANÇA EM MEU SANGUE, que é derramado em favor de vós.” ( cf. Bíblia de Jerusalém,pg. 1.971, Paulus Editora).(grifos meus).

                   Note que Jesus não diz, isto foi ou isto será, Ele diz: “ISTO É”, verbo ser, terceira pessoa do presente do indicativo. Isto para deixar claro que Deus é sempre PRESENTE!. Ele não tem passado e nem futuro, Ele simplesmente “É”! Ele é Deus conosco, ou seja, caminha CONOSCO sempre. Nunca nos abandona! Confiemos pois nessas palavras do Evangelho de Lucas 22.

                   Quando comungamos o corpo de Deus, nas celebrações da Santa Missa, diariamente, estamos comungando o amor, a unção de Deus em nós, a força, a energia, a paz,  enfim, tudo  que vem de Deus. E, após sairmos do templo, temos a obrigação moral de partilhar com os irmãos, o amor, a solidariedade, o carinho, a educação, a amizade, enfim, tudo o que ela representa para os cristãos.
É isto!. Feliz comemoração do Dia do Corpo de Deus!!!  Que a paz do senhor Jesus, habita sempre em seus corações!.
                                                    *****

ORAÇÃO DO DIA: “Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na Unidade do Espírito Santo. Amém”. (Liturgia Diária Paulus, pg.22, mês Junho/2010.


(*)autor é Escritor, Cantor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta.  Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore - Texto inspirado em Sp.sp,  03.06.2010, 5ª.feira, às 10,16 hrs.) e alterado em 04.06.2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário