sábado, 6 de junho de 2015

A CANELA E SEUS BENEFÍCIOS (Nutrition)


Autor: Antoni BigCuore*
Data: 06.06.2015, sábado, às 9,31 horas

“A caneleira (Cinnamomum zeylanicum, sinônimo C. verum) é uma pequena árvore com aproximadamente 10–15 m de altura, pertencendo à família Lauraceae. É nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia. As folhas possuem um formato oval-longo com 7–18 cm de comprimento. As flores, que florescem em pequenos maços, são esverdeadas e possuem um odor distinto. A fruta, arroxeada, com aproximadamente 1 centímetro, produz uma única semente.

A canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco. É muito utilizada em culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolate e licores. Em medicina, empregue sob a forma de óleos destilados, é conhecida por 'curar' constipações e gripes. O sabor e aroma intensos vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído.”(1)
                    __________________________________
A canela tem como principal característica ser um potente antioxidante, além de conter os seguintes minerais:

01. Cálcio
02. Ferro
03. Manganês



Também rico em fibras o que é importante para a faxina das gorduras que fixam nos intestinos.

BENEFÍCIOS POR ELA PROPORCIONADOS: A canela combate o mau colesterol o chamado L.D.L. Basta ½ colher de chá por dia.
Regula o Açúcar no Sangue: certa vez li uma matéria sobre as recomendações da Universidade Americana de Harvard, na qual dizia ser a canela um excelente regulador do açúcar no sangue, o que, de certa forma, se torna benéfico para os portadores do diabetes tipo 2.

Infecação: tem a capacidade de obstruir a ação de infecções fúngicas.

Anti-Coagulantes: tem a propriedade de ser também anti-coagulante no sangue.

Artrite: a canela possui propriedade analgésica. Estudo feito na Europa demonstrou que ½ colher de canela em pó, misturada numa colher de sopa de mel pela manha, antes do café, proporcionou grande alívio das artrites nos idosos.
Canela no cafezinho pela manhã: confesso, particularmente, que todos os dias pela manhã, em jejum, tomo primeiro meu cafezinho com ½ colher rasa de café de canela em pó. Fica uma delícia. Melhora o aroma e deixe um cheiro perfumado.

Cheiro: dizem (algumas nutricionistas) que cheirar a canela estimula a a função cognitiva e memória.

Anti-Bacteriana: tem função também anti-bacteriana, constituindo-se num excelente protetor dos alimentos.
--------------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DE A. BIGCUORE: releva salientar que sempre que dou dicas aqui sobre alimentação, eu pesquiso o assunto e me faço de cobaia para ver se funciona, ou melhor, para sentir como o meu organismo reage. 

Posso lhes garantir que as minhas dores nas mãos (artrite) melhoraram significativamente depois que passei a tomar meu cafezinho com ½ colher pequena de canela em pó. Também combinado com 2 unidades de Castanhas do Pará, pois esta contém Ômeca3 o que também ajuda a lubrificar as juntas.

DICAS: coma banana cozida com canela; coloque na maçã (fica uma delícia), na pizza de banana etc. Ela dá aquele toque especial nos alimentos.
De manha como 1 banana amassada com 1 colher grande de aveia, 1 de germe de trigo cru, 1 colher de quinoa em flocos, 1 colher pequena de linhaça dourada em pó, 5 unidades de uva passa preta grande, regado a umas 3 colheres grandes de iogurte desnatado. Mexa bem e coma.

Faço isto, todos os dias, e só vou sentir fome lá pelas 14 horas mais ou menos. Funciona mesmo! Dá uma excelente disposição para enfrentar o dia estressante de cidade grande. Melhora o nível da seretonina no cérebro (ela é o principal neurotrnasmissor; dá bem estar e é o responsável também por um bom sono). Baixo nível de seretonina no organismo, a pessoa se sente irritada, depressiva e mau humorada.

Pense nisso,pois! Mude seus hábitos alimentares, faça exercícios físicos regulares, cultive a ESPIRITUALIDADE homeostática e desfrute de uma boa saúde, física, mental e espiritual.( vide meus artigos no Recanto das Letras: EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE, PERSONALIDADE HOMEOSTÁTICA e SAÚDE INTEGRAL. 

Ótimo final de semana a todos, com bênçãos de saúde, paz e alegria em seus corações!

Fonte: Wikipedia e conhecimentos de vivência do autor.
(*)autor é Escritor, técnico em nutrição. Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário