domingo, 5 de abril de 2015

Alimentos que Previnem a Depressão

                                                                 
                                                               



Autor: Antoni BigCuore*
Data: 05.04.2015, domingo, às 17,30 horas.
Local: São Paulo, SP.

Uma das melhores formas de se prevenir a depressão, além dos exercícios físicos regulares, é através da alimentação adequada.
A depressão, do ponto de vista bioquímico, é uma disfunção no nível dos neurotransmissores, mormente da seretonina e dopamina.
Selecionei alguns alimentos RICOS EM TRIPTOFANO, o aminoácido essencial mais importante para prevenir adequadamente a depressão.
São eles:

0.1.           Arroz integral
0.2.           Grão de Bico
0.3.           Lentilha
0.4.           Feijão branco
0.5.           Gema de ovo
0.6.           Músculo bovino
0.7.           Castanha do Pará e nozes etc.
0.8.           Amendoim
0.9.           Germe de trigo
0.10.       Derivados do leite
0.11.       Chocolate com 65% da cacau (no mínimo)

É imperativo ressaltar que o AMINOÁCIDO TRIPTOFANO, se constitui na matéria prima da Serotonina e Dopamina, que são os principais neurotransmissores que provocam o BEM ESTAR tanto físico quanto emocional, no organismo humano.
O cérebro da pessoa deprimida NÃO produz a seretonina suficiente, provocando mal estar, desânimo, tristeza, astenia etc. em seu organismo.

O grande VILÃO da estória é o estresse. Ele é o maior desencadeador da depressão e doenças psicossomáticas. Por isso, é imperativo se ter um PROGRAMA DE VIDA a ser seguido pela pessoa que almeja o bem estar e ter saúde. Exercícios físicos regulares, natação, hidroginástica, dança, caminhada etc.(esportes em geral) ajudam em muito a melhorar o nível de saúde das pessoas que os praticam.

Os alimentos, segundo pesquisas modernas, melhoram até a qualidade dos pensamentos. Alimentação balanceada gera ondas cerebrais calmas e positivas.
Hoje em dia, os neurocientistas  estão dando um valor extraordinário para a alimentação balanceada. Por isso que dei as dicas acima sobre os alimentos funcionais para ajudar o prezado leitor(a) a se prevenir o mal do século 20 e 21.

Vejam o caso recente do piloto da Germainwings que caiu propositadamente dirigiu o avião contra os alpes franceses. Ele sofria de depressão, motivado em grande parte, pelo que se sabe pela mídia, pelo profundo estresse que a profissão provoca. Afinal, eles são seres humanos! Provavelmente, se fosse possível examinar seu cérebro, poder-se-ia notar baixo níveis de seretonina e dopamina.

DICAS QUE MELHORARM O EMOCIONAL: SORRIR sempre que possível (ou cultivar o bom humor), fazer serviço voluntário, cantar num coral ou banda, cultuar a espiritualidade, dançar, enfim, fazer coisas que causam prazer. Alimentar um SONHO e nunca desistir de concretizá-lo! Ter um bom círculo de amizades de qualidade. (qualidade e não quantidade). Mesmo que tenhamos apenas uns 5 amigos, mas de qualidade, já é o suficiente para nos fazermos felizes.

PARTILHAR TRAZ FELICIDADE! QUEM DIZ ISSO É O PRÓPRIO JESUS! “...chamei-os amigos, e não servos, pois lhes dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”. (Jo, 15).
Viver é uma arte e arte também se aprende! Saúde, paz e alegria em seu coração!

(*) Autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário