sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Evangelho do Domingo Dia 01.03.2015(Transfiguração)

                                                               
                                                                                                                                                                                           
Autor: Antoni BigCuore*      
Data: 27.02.15, 6ª feira, às 10,39 horas.

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS, CAPITULO 9, 1-13

                             A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

          “7,Este é o meu Filho amado. Escutem o que Ele diz”.

No capitulo anterior a este, Jesus diz aos discípulos que Ele iria sofrer muito e morrer, mas no terceiro dia iria ressuscitar. Pedro não entendeu e ficou quase que indignado e disse ao Mestre, chamando-o de lado, e o repreendeu. Jesus disse: “33.Fique longe de mim satanás!. Você não pensa as coisas de Deus, mas as coisas dos homens”.

Seis dias depois, ele toma PEDRO, TIAGO E JOÃO e sobem à montanha para orar e dialogar. “E se transfigurou diante deles Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas, como nenhuma lavadeira no mundo as poderia alvejar. 

4.Apareceram-lhes Elias e Moisés, que conversam com Jesus. 5.Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias.”

6.Pedro não sabia o que dizer, pois eles estavam com muito medo. 7.Então desceu uma nuvem e os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “ESTE É MEU FILHO AMADO. ESCUTEM O QUE ELE DIZ!”. 8. E, de repente eles olharam em volta e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles.” ( 1 )
                ---------------------------------------------------------------------
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: sem dúvida, uma das passagens mais lindas do santo Evangelho. Jesus desempenha a PRE-FIGURAÇÃO de sua ressurreição!. Aparece-lhes de uma forma inefável, com um corpo ( segundo se deduz) transfigurado; um corpo GLORIFICADO, igualzinho àquele que na Ressurreição, aparece a Maria Madalena.
Pedro estava atônito. Não entendia nada do que estava acontecendo. Eles estavam em êxtase!.

Há também uma coisa interessante no texto. Moisés e Elias representam o Antigo Testamento e Pedro e Tiago, o Novo Testamento. Nesse fato está claro o divisor de águas. Ele é MAIOR         que Moisés e de todos os profetas, representando no texto pelo profeta Elias, que realizou, também, maravilhas no seu tempo.

LECTIO DIVINA. Pedro estava na “zona de conforto” e queria construir três tendas para ficar ali, pois deveria estar muito prazeiroso ao lado do Mestre.
Pergunta: e nós cristãos, nos dias de hoje, como saímos de nossa zona de conforto? De nossa religião ritualista, burocrática, nossa espiritualidade individualista?

Aproveitemos esse Tempo da Quaresma, para fazermos uma revisão de nossas vidas. Checar se realmente estamos tendo ATITUDES CRISTAS em nosso dia a dia. Se estamos dando BOM EXEMPLO, na família, no trabalho e na escola.
Quaresma é tempo de conversão!. Qual seja, mudança de vida para melhor!

Fonte: ( 1 ) – Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.293/94.
(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
















Nenhum comentário:

Postar um comentário