sábado, 14 de fevereiro de 2015

Evangelho do Domingo Dia 15/02/2015

                                                                 
Autor: Antoni BigCuore*
Data: 14.02.15, às 15,10 horas.

Anúncio do Evangelho de Marcos, 1, 40-45

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”.
41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”.
42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: O Evangelho de Marcos é rico em fatos referentes às curas que Jesus operava no meio do povo, sobretudo, o povo mais sofrido da sociedade judaica.

No evangelho em tela, Jesus mais uma vez tem compaixão de quem sofre e, atendendo à manifestação da vontade do sofredor, Ele opera a cura e libertação de um leproso. No tempo de Jesus, os leprosos eram vistos pelos judeus, sobretudo pela elite dominante, como pessoas IMPURAS, inclusive se chegava ao cúmulo do doente ter que anunciar sempre que estava em público, que era impuro.

Jesus bate de frente com a elite judaica, quebrando paradigmas, pois a sua religião era a religião do AMOR!. O mais importante eram as ATITUDES de compaixão e solidariedade que o ser humano deveria demonstrar com relação aos irmãos e, sobretudo, os mais fragilizados.

Ele não foi entendido pela referida elite. O povo simples amava Jesus e o considerava como verdadeiramente o Filho de Deus.

Lectio Divina: As lepras sociais de hoje: ambição, CORRUPÇÃO, amor transloucado ao dinheiro, traição, deslealdade, injustiças sociais, culto ao corpo, inclusive, vendendo-o de maneira mais natural possível, etc.etc.

Peçamos a Deus Pai Celestial, em nome de seu Filho Jesus, para que os cristãos não se deixem iludir pelas seduções do mundo moderno que, instigado pelo espírito Malígno, os tenta desviar do bom caminho. Amém!

(*) autor é comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore.


Nenhum comentário:

Postar um comentário