terça-feira, 4 de novembro de 2014

A Fome e a Responsabilidade das Nações

Autor: Antoni BigCuore* 
       
Data: 04.11.2014
Hora: 11,03 horas, 3ª feira.

“A tragédia da humanidade, de hoje, não consiste apenas na fome, na sede e na miséria das nações pobres. O drama consiste, antes, na inconsciência das nações que esquecem a escravidão e a exploração das quais elas próprias são causadoras e vítimas.” (Teólogo e Filósofo, Nguyen Van Thuan) ( 1 )

Reflexão A. BigCuore: infelizmente a escravidão nunca terminou. Ela continua existindo em toda parte do mundo. O Cardeal Thuan, expressou bem a situação do problema da fome e escravidão. Ela realmente consiste na INCONSCIÊNCIA das nações que, salvo retórica em contrário, continua a explorar os pobres e desvalidos da nossa sociedade.

Concretamente, hoje vemos o caso dos refugiados do Oriente Médio (Síria, Iraque etc).e parte da África. Muitos deles, inclusive, se aventuram em se refugiar para a Europa e América do Sul. 

No Brasil recebemos milhares de Haitianos, Iraquianos e agora Sírios. Graças a Deus, nosso País tem um imenso território, mas o problema é que, a grande maioria deles,  optam pela cidade de São Paulo, que não tem mais condições de abrigar tanta gente. O maior problema de São Paulo, hoje, é a MOBILIDADE URBANA e a violência no trânsito, roubos, assaltos etc.

É imperativo que nossas autoridades  incentivem as pessoas a migrar para outros centros urbanos do País, desafogando, assim, as grandes cidades. É uma questão política e de planejamento.

(*)antoni bigcuore é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(1) O Caminho da Esperança – Editora Edusc de Bauru,SP,SP. Pg. 119.

                                                 




                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário