sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Evangelho do Domingo Dia 05/10/2014

                                                                   
Autor: Antoni BigCuore*

Data: 03/10/2014
Hora: 10,53 horas, 6ª feira.
Transcrevemos abaixo as duas principais leituras do próximo domingo, dia 05 de outubro de 2.014, para posteriormente fazermos uma reflexão.

Primeira Leitura (Is 5,1-7)
Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Vou cantar para o meu amado o cântico da vinha de um amigo meu: Um amigo meu possuía uma vinha em fértil encosta. 2Cercou-a, limpou-a de pedras, plantou videiras escolhidas, edificou uma torre no meio e construiu um lagar; esperava que ela produzisse uvas boas, mas produziu uvas selvagens.
3Agora, habitantes de Jerusalém e cidadãos de Judá, julgai a minha situação e a de minha vinha. 4O que poderia eu ter feito a mais por minha vinha e não fiz? Eu contava com uvas de verdade, mas, por que produziu ela uvas selvagens?

5Pois agora vou mostrar-vos o que farei com minha vinha: vou desmanchar a cerca, e ela será devastada; vou derrubar o muro, e ela será pisoteada. 6Vou deixá-la inculta e selvagem: ela não será podada nem lavrada, espinhos e sarças tomarão conta dela; não deixarei as nuvens derramar a chuva sobre ela.
7Pois bem, a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e o povo de Judá, sua dileta plantação; eu esperava deles frutos de justiça — e eis injustiça; esperava obras de bondade — e eis iniquidade.

Anúncio do Evangelho (Mt 21,33-43)

 Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas, e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro.
34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram.
36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma.
37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.

38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram.
40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.

42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’
43Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: Jesus, o Mestre de todos os Mestres, usava um grande instrumento pedagógico que era a parábola, qual seja, uma forma simples de uma estória que Ele, com muita propriedade, ensinava o povo acerca do Reino de Deus.
Para entendermos o que Jesus quis dizer, é imperativo entender primeiramente que o Povo de Israel, no Antigo Testamento, era o Povo Eleito por Deus, a pupila de seus olhos. No caso em tela, o Proprietário é o próprio Deus. A vinha é o povo de Israel.

Então Deus, manda o seu próprio Filho Jesus Cristo, e os “vinhateiros” (entenda-se sobretudo os fariseus e mestres da Lei, O Sinédrio especificamente), mandam matá-Lo. Ou seja, Israel REJEITA o próprio Filho de Deus, por não acreditar num Deus simples e humilde. Eles esperavam um Deus Guerreiro, Forte, um Rei nascido em berço de ouro. Mas, como Jesus veio humilde e nasceu num estábulo, os israelitas não deram-lhe a mínima.

Com o Novo Testamento, Israel deixou de ser o povo eleito. Doravante passou a ser chamado POVO DE DEUS. Toda humanidade agora é Povo de Deus. Inclusive o Apóstolo Paulo, tinha muitas discussões com Pedro, de como evangelizar. Pedro queria evangelizar os judeus e Paulo, com uma visão muito mais ampla, se tornou o PREGADOR DOS GENTIOS!

Como diz o Profeta Isaías, no texto supra, a vinha de Israel produziu UVAS AMARGAS!. Mas, o povo que aceitou e aceita Jesus como Filho de Deus, produz UVAS DOCES, pois tem traz Deus em seu coração jamais é capaz de produzir açoes maléficas. Seus frutos são: bondade, solidariedade, amizade, paz, esperança e sobretudo a CARIDADE.

Uma pergunta se impõe: meu irmão e minha irma, será que a vinha do seu coração produz somente UVAS DOCES? Ou uvas azedas e amargas? Como está o seu coração perante Deus? Há quanto tempo você não se confessa a Ele e ao sacerdote?

Pense nisso, pois, e tenha um abençoado domingo com muita paz e aletgria em seus coraçoes! DEUS SEJA ETERNAMENTE LOUVADO E ADORADO NO SACRÁRIO DE SEU CORAÇAO! Amém, aleluia!

(1)   Portal Canção Nova/liturgia diária.
(2)   (*)A.BigCuore é cristão católico, escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore



Nenhum comentário:

Postar um comentário