sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Evangelho do Domingo 14/09/2014

                                                               
 
EVANGELHO DO DOMINGO 14/09/2014      

Autor: Antoni BigCuore*
Data: 12/09/14, 6ª feira
Hora: 16,10 horas.        

Ref. Evangelho de  João capítulo 3, versículos de 13 – 17.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nesse domingo próximo a Santa Igreja Católica comemora a festa da Exaltação da Santa Cruz, símbolo de redenção e salvação para os cristãos.

“13.Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. 14.Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. 15.Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna”.

“16.Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo aquele que nele acredita não morra, mas tenha a VIDA ETERNA. 17.De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele”. ( 1 ) (grifos meus).

Reflexão de A.BigCuore: texto maravilhoso do Evangelho de João, em que Jesus deixa claro, no diálogo com Nicodemos, que o caminho dos discípulos é o caminho da Cruz. Não existe ressurreição sem cruz!

Ao aceitar Jesus não pensem que todos os seus problemas já foram resolvidos, como apregoam certos pastores.  Não basta ADMIRAR Jesus!. É imperativo arregaçar as mangas e se engajar num trabalho pastoral e contribuir, dessa forma, para o aprimoramento do REINO DE DEUS.  Ter fé em Jesus, pressupõem ATOS CONCRETOS de amor ao próximo. Como diz Paulo, “a caridade é o vínculo da perfeição”. Numa de suas Cartas João diz: “A FÉ SEM OBRAS É MORTA”!.

A Cruz simboliza o ápice da revelação de Deus aos homens e também o símbolo da salvação dos cristãos. À guisa de ilustração, reflitamos no Livro de Números, capítulo 21. No deserto o povo murmurava contra Moisés dizendo: “5.Por que nos tiraste do Egito? Foi para morrermos neste deserto? Não temos nem pão e nem água, e estamos enjoados desse pão de miséria”. (Números 21, 5).

Então Moisés manda cobras venenosas a picar-lhes o corpo e muitos morreram. Em conseqüência disso, os hebreus clamam a Moisés para que o Senhor Deus (Javé) pare de lhes mandar cobras venenosas. Assim, Deus manda que Moisés faça uma cobra de bronze e a coloque num poste, de sorte que, todo aquele que for picado e olhar para aquela haste, ficará curado. (idem, VS. 6 a 9).

O Evangelista João, vê nessa passagem a pessoa de Jesus crucificado.

Meus irmãos e minhas irmãs, seguir o caminho da CRUZ é difícil, porém Jesus deixou-nos os MEIO;  o REMÉDIO, para os cristãos terem força, saúde, coragem para seguir os seus passos. Deixou-nos, sobretudo, os sacramentos da Reconciliação (confissão) e a Santa Eucaristia. É o próprio Jesus que se dá GRATUITAMENTE, todos os dias, na Celebração da Santa Missa. (distribuição do pão eucarístico).

O maior ato de amor: JESUS DÁ A SUA PRÓPRIA VIDA, sendo imolado num vil madeiro (para os judeus era a pior morte existente, destinada a facínoras e criminosos do maior quilate) em favor de toda a humanidade!

Deus Pai Celestial amou o mundo de tal forma que enviou o seu próprio Filho Unigênito para a salvação da humanidade. Quer maior prova de amor do que esta? O amor de Deus é PURO e VERDADEIRO, o que é melhor, TOTALMENTE GRATUÍTO!!!. Não exige nada em troca!. Ele nos dá o livre arbítrio até para negá-lo perante o mundo! Isso porque nos fez livres!!!

Quem se condena ou se salva, o faz livremente, ou seja, por convicção! Deus ama a todos indistintamente. Só que Ele respeita a nossa livre escolha e toda escolha, é bom lembrar,  tem uma conseqüência no futuro de acordo com a decisão tomada.

Escolhamos o melhor e o melhor, é o caminho indicado pelo Mestre Jesus: “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VAI AO PAI, SENÃO POR MIM”. (Jo, 14,6). Note que Jesus não diz eu sou um caminho, uma verdade uma vida, mas sim, o ÚNICO CAMINHO, A ÚNICA VERDADE E ÚNICA VIDA!!!

Façamos a nossa escolha por Jesus, pois somente Ele pode nos conduzir a porto seguro!. Amém!

(1)   Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.357.

(2)   (*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore                           
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário