sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Evangelho do Do Domingo Dia 21/09/2014

                                                                   


Autor: Antoni BigCuore*
Data: 19/09/2014
Hora: 17,16 hrs.
Fundamento bíblico – Mateus 20, 1-16 – Isaías 55, 6-9 – Salmo 144
A reflexão desse domingo está baseada no Evangelho de Mateus, capítulo 20, versículos de 1 a 16, transcrito abaixo:
                                                Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos:
1O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha.
3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três da tarde, e fez a mesma coisa.
6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’.
8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’
9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata.
11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’.
13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’
16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.( 1 )
                         --------------------------------------------------------------------
REFLEXÃO DE A.BIGCUORE: Podemos depreender dessa bela passagem do Evangelho de Mateus, que Deus não faz distinção de pessoas. Todas são convidadas para o Reino de Deus. Todos são destinatários de sua INFINITA MISERICÓRDIA. Como dizia um Padre jesuíta que conheci nos anos 60, que se Deus for ser simplesmente JUSTO, ninguém na face da terra se salvaria.
A lógica divina é bem diferente da lógica humana. Ela não baseia na meritocracia conforme os judeus da época de Jesus entendiam. O texto não diz, mas provavelmente os trabalhadores que começaram logo cedinho e, portanto, trabalharam o dia inteiro se queixavam de que estavam recebendo pouco, com relação aqueles trabalhadores que foram convidados a trabalhar na vinha bem a tardinha, eram homens mais fortes porisso o administrador da vinha os convidou a trabalhar o dia inteiro.
Ficaram com ciúmes daqueles que trabalharam somente ¼ do dia ajustado. Mas, Deus foi JUSTO com todos. A todos lhes prometeu uma moeda de prata e assim o fez.
Concretamente notamos isso nas pastorais, de um modo geral, que atuam em suas respectivas paróquias. Uns trabalham mais que os outros porque, muitas vezes, tem mais tempo que os outros. O aposentados, por exemplo, tem mais tempo que um jovem que trabalhe o dia inteiro. Por sisso, cada cristão dentro de suas possibilidades DEVE por o seu talento à disposição da comunidade. Deixem de lado, as “fofoquinhas”, os “ciuminhos”, pois o que vale é a OBRA REALIZADA DIANTE DOS OLHOS DE DEUS!.
O Reino de Deus está sempre em construção. Cada geração, faz a sua parte. Porisso que o mundo atual está precisando de ser reevangelizado, pois a messe é grande mas faltam operários.
“No Reino não há lugar para ciúme. Aqueles que julgam possuir méritos do que outros devem aprender que o Reino é DOM GRATUÍTO”. ( 2 )
Um feliz e santo domingo a todos os irmãos e irmãs em Cristo! Shalom!
(1)   Texto extraído da liturgia diária do portal Canção Nova.
(2)   Nota de rodapé referente ao capítulo 20, 1-16, da Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.265/66.
(3)   (*)A.BigCuore é escritor cristão católico e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com – (autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável). A dimensão homeostática integral do ser humano visando ao equilíbrio tridimensional: espírito, mente e corpo.
(4)   Link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário