sábado, 23 de agosto de 2014

Evangelho do Dia 24.08.2014 (Mt., 16, 13-20)

                                                           

Autor: Antoni BigCuore*
Data do texto: 23/08/2014, sábado, às 12:17 horas
Edição: Recanto das Letras e Blog Bem Viver
(sp.sp., 22.02.2013, 6ª feira, às 15,45 hrs.)( alterado 23.08.2014)

O Evangelho de hoje, segundo a liturgia cristã católica, está prevista no Evangelho de Mateus, capitulo 16, versículos de 13 a 20. A primeira leitura em Isaías, 22, 19-23, Salmo Responsorial  138/137, 2ª leitura Romanos, 11, 33-36.

Na Cesaréia de Filipe, o Mestre Jesus pergunta a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”. Disseram: “Uns afirmam que é João Batista, outros que é Elias, outros ainda, que é Jeremias ou um dos profetas”.
Então lhes perguntou: “ E vós, quem dizeis que eu sou?” . Simão Pedro, respondendo, disse: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS VIVO”(grifo meu). Jesus respondeu-lhe: “Bem aventurado és tu, Simão filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que TU ÉS PEDRO, e sobre esta pedra edificarei MINHA IGREJA, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e  o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”. ( 1 )
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Reflexão A.BigCuore: pelo texto do evangelista, fica bem claro qual é a igreja de Cristo: aquele cuja cabeça começou com Pedro!!!
Sobre esta rocha edificarei A MINHA IGREJA, diz o Mestre Jesus.
Não estamos aqui interessados em criar polêmica e nem discutir religião, apenas esclarecer que a ÚNICA igreja (biblicamente) continuadora dos apóstolos é a cristã católica. Isto, porém, não invalidada as demais denominações cristãs. O mais importante de tudo, é sermos DISCIPULOS DE JESUS!

Qual seja,  PRATICAR tudo o que Ele ensinou através de suas palavras exaradas nos santos Evangelhos.
A nossa CAPACIDADE DE AMAR é que nos salvará! Que nada mais é do que ser batizado e ter fé em Jesus e, claro, no dia a dia, ter atitudes, gestos concretos de amor ao próximo. (ex. uma palavra amiga dita na hora certa; um abraço, um beijo, demonstração de solidariedade, sobretudo, na hora da dor, a caridade etc. etc.)
Pelo texto, fica claro que como se fosse Jesus passando uma PROCURAÇAO a Pedro para cuidar do seu rebanho, quando Ele ascendesse aos céus, com a vinda posterior do Divino Espírito Santo, que guia a igreja até hoje.

A Igreja Católica enquanto corpo místico de Cristo é perfeita, santa e impecável!. Já a igreja hierárquica é composta de homens; e homens são falhos. Vejam, no momento atual, o que está acontecendo. O Papa Bento XVI, renunciou ao cargo, porque sentiu que alguns grupos de cardeais estavam criando grandes “resistências” à sua administração pastoral e temporal também. E, em vista de sua idade já avançada, OPTOU corajosa e humildemente pela renúncia, conforme previsto no Artigo 332, parágrafo 2, do Código de Direito Canônico, redigido por ele mesmo então Cardeal Joseph Ratzinger, no tempo do Papa João Paulo II.

Tudo passa, só Deus permanece! A igreja católica, ao longo da história passou por várias crises e nunca foi e nunca será destruída, pois foi avalizada pelo próprio Jesus, quando, no texto supra, diz que “...as portas do inferno jamais prevalecerão sobre ela”.
Só nos resta ORAR nesse delicado momento para que o Espírito Santo, ilumine as inteligências dos Srs.Cardeais, para escolher aquele que no momento seja o melhor para dirigir a nossa igreja.

DEUS abençõe a todos nós cristãos e não cristãos para que o melhor aconteça nesse mundo tão atribulado e cheio de violências!. A paz começa no coração humano, não nos esqueçamos disso!.
DEUS SEJA ETERNAMENTE LOUVADO E GLORIFICADO, EM NOME DE SEU FILHO JESUS CRISTO! Amém!
SALMO DO DIA: 138/137: Sinopse: “Eu te agradeço, Senhor, de todo o meu coração. Na presença dos ANJOS eu canto para Ti. 2.Eu me prostro em direção ao teu santuário, e agradeço ao teu nome, por teu amor e fidelidade, pois a tua promessa supera a tua fama. 3.Quando eu gritei, tu me ouviste, e aumentaste a força em minha alma.” 6.O Senhor é sublime, mas olha para o humilde, e conhece de longe o soberbo. 7.Quando eu caminho entre perigos, tu me conservas a vida. 8. O Senhor fará tudo por mim. SENHOR, O TEU AMOR É PARA SEMPRE!. Não abandones a obra de tuas mãos!” ( 2 ).

Reflexão: o Salmista recorre a Deus Pai Celestial e suplica-o para que Ele atenda aos seus anseios. Ele tem confiança plena em Deus que o liberta de todos os perigos e dificuldades. Reconhece que Deus é um Deus dos humildes e tem misericórdia dos corações puros que lhes dirige as suas preces. Deus é um Deus de amor e de infinita misericórdia. Atende a todos, indistintamente, desde que o seu coração seja humilde e esteja sempre DISPONÍVEL aos seus preceitos.
                        =====================================
Fonte: ( 1 ) – Bíblia de Jerusalém, Paulus Editora, pg. 1.869/870.
(02) Bíblia Paulinas, edição pastoral, páginas 821/22
(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seus blogs evangelizadores: BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (português e inglês) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore




Nenhum comentário:

Postar um comentário