sexta-feira, 18 de julho de 2014

Estudo Bíblico 11 (Isaías 1, 10-31).

                       
Antoni BigCuore*
(SP.sp. 17/07/2014, 5ª feira, às 9,40 hrs.)

Embasamento bíblico: Isaías, capítulo 1, de 10 a 31.
“Deus não quer hipocrisia. 10-Escutem a palavra do Senhor, chefes de Sodoma; preste atenção ao ensinamento do nosso Deus, ó povo de Gomorra: Que me interessa a quantidade de seus sacrifícios? ----diz o Senhor. 

"Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos. Não gosto do sangue de bois, carneiros e cabritos. Quando vocês vêm à minha presença e pisam meus átrios, quem exige algo da mão de vocês?. Parem de trazer ofertas inúteis. O incenso é coisa nojenta para mim; luas novas, sábados, assembléias...NÃO SUPORTO INJUSTIÇA junto com solenidades. Para mim se tornaram um peso que eu não suporto mais. Quando vocês ergueram para mim as mãos, eu desvio o meu olhar; ainda que multipliquem as orações, eu não escutarei. As mãos de vocês estão cheias de sangue.”

“Lavem-se, purifiquem-se, tirem da minha vista as maldades que vocês praticam. Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem; busquem o direito, socorram o oprimido, façam justiça ao ÓRFÃO, defendam a causa da VIÚVA. Então venham e discutiremos ---diz o Senhor. Ainda que seus pecados sejam vermelhos como púrpura, ficarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como escarlate, ficarão como a lã. 19-Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os frutos da terra; mas, se vocês recusam e se revoltam, serão devorados pela espada. Assim fala a boca de Javé.

“O retorno da justiça. 21-Como se transformou em prostituta a cidade fiel!. Antes era cheia de direito, e nela morava a justiça; agora está cheia de criminosos!.22- sua prata se tornou lixo, o seu vinho ficou aguado. 23-Os seus chefes são BANDIDOS, cúmplices de ladrões: todos eles gostam de suborno, correm atrás de presentes; NÃO FAZEM JUSTIÇA AO ÓRFÃO, e a causa da VIÚVA, nem chega até eles.” ( 1 ).
                                       -------------------------------------------
Reflexão de A. BigCuore: Podemos contextualizar este oráculo, remontando ao primeiro período do reinado de Joatão ( 740 a 734 A.C.). Nesse período a grande ameaça a Israel é o surgimento da super potência, da época, que chamava Assíria.

O papel do Profeta, é ANUNCIAR e DENUNCIAR as injustiças sociais de seu tempo. Isaias foi um dos maiores profetas do Antigo Testamento. Ele denuncia as perversidades humanas dos detentores do poder que praticavam toda sorte de abominações, inclusive, contra os órfãos e as viúvas.
Releva salientar que, as viúvas e órfãos, eram extremamente marginalizados por puro preconceito religioso!!!

O profeta chega a comparar Jerusalém com palavras pesadas, chamando-a de PROSTITUTA. Diz ele: “21-Como se transformou em prostituta a cidade fiel!”
No capítulo 1, versículo 4, ele diz: “Ai de vocês, NAÇÃO PECADORA, povo carregado de crimes, raça de perversos, filhos renegados. Vocês abandonaram Javé, desprezaram o Santo de Israel, e voltaram para trás.” (2)
Desde o início da Criação do Mundo, Deus elaborou um Projeto para a humanidade. Com o surgimento do orgulho do pecado, o ser humano ABANDONA o Projeto de Deus e passa a seguir o PROJETO DOS HOMENS!!!

Daí, toda sorte de perversidades, de luta pelo poder, tanto interna quanto externamente. As nações mais fortes SEMPRE OPRIMEM as mais fracas!.
Trazendo este texto do Profeta para os dias de hoje ( 2.014),pergunto: que cenário internacional prevalece no planeta? Guerras “pipocando” em várias partes do planeta, sobretudo, no Oriente Médio, onde judeus e mulçumanos se degladiam a séculos, pela hegemonia na região.

A doença dos tempos modernos, muito pior que o câncer, surgiu com o nome de TERRORISMO, constituído por pessoas perversas, mentes doentias, que alimentam 24 horas, o ÓDIO em seus corações; usam de quaisquer meios, matando crianças, mulheres e idosos, visando a atingir seus objetivos egoísticos!!!. Raça de víboras diria Jesus se viesse hoje ao mundo!

A história se repete, dizem os especialistas, não obstante em épocas e contextos socioculturais diferentes. Não é o caso dos dias de hoje?
Uma pergunte se impõe: o que mudou da época do Profeta Isaías (700 anos antes de Cristo) para os dias de hoje? Basicamente quase nada!. Pelo menos em termos de conversão do coração humano!.( a tecnologia, sem dúvida, a ciência, evoluíram sensivelmente, mas, o coração humano não!!!).

Particularmente em nosso País, o Brasil, o que acontece na política?. Corrupção e mais corrupção!!!. Troca de favores!. O governo não governando nada!!! Pelo contrário, prevalece o desgoverno!. Injustiças sociais GRITANTES!. Massacram os aposentados!. Idosos, e mesmo crianças, morrendo nas filas dos hospitais públicos!!! . Entretanto, construíram estádios gigantescos, 12 no total para o evento da Copa do Mundo, enquanto faltam remédios básicos contra a pressão nos postos de saúde. 

Eu, pessoalmente, presencio isto mensalmente quando vou ao posto municipal ou estadual de saúde. (Enquanto isso, os candidatos a presidente, governo estaduais e municipais, se preocupando com seus próprios umbigos e, o que é pior, não tendo PROPOSTAS CONCRETAS para resolver os problemas básicos da população brasileira!). Pasmem!

Nós cristãos, pelo Batismo que recebemos, somos sacerdotes, reis e profetas!. Poucos batizados se lembram disso. Em função disso, nossas vozes não podem CALAR DIANTE DE TANTAS INJUSTIÇAS QUE SE COMETEM NO MUNDO!!! E mais importante que DENUNCIAR é fazer a nossa parte para minorar os sofrimentos das pessoas mais fragilizadas.

Enquanto o ser humano não CONVERTER seu coração a Deus, a humanidade vai seguindo os seus próprios projetos e as injustiças continuarão a existir “per seculum seculorum”. É hora de regaçarmos as mangas e partirmos para a AÇÃO CONCRETA. Dentro de nossas possibilidades e limitações procurar nos ORGANIZAR e lutar por um País melhor; por um País onde predomine a JUSTIÇA SOCIAL! Eis tudo. Louvado seja Deus para sempre!. Amém!.
(1)   Bíblia Paulinas, edição pastoral,páginas: 949/950. (2) idem pg.949.

(*)autor é escritor e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore




Um comentário:

  1. A gir com
    confianÇa
    A s mãos de Deus
    O pera o prodígio

    C apaz de
    O rientar
    N o caminho
    C ada passo
    R estaurador
    E eficaz
    T reinando
    O s teus soldados

    Angélica Gouvea

    ResponderExcluir