terça-feira, 22 de abril de 2014

Subnutrição Espiritual

                                                                       
Antoni BigCuore*

(SP.sp. 22.04.2014, 3ª feira, às 11,30 hrs.)

            Tanto o ser humano quanto os demais seres vivos,  necessitam de nutrientes diários para garantir as suas sobrevivências. Afigura-se-nos óbvia tal assertiva.
            Sobretudo os seres humanos, devido a seu egoísmo e vaidades, estão sempre se preocupando, em demasia, em cultuar o corpo e poucos se preocupam com a espiritualidade.
            Escrevi vários artigos (publicados no R.L. e Blog Bem Viver) em que defendo a tese do que chamo de EQUILIBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE. Tese essa que se fundamenta na visão tridimensional do ser humano, qual seja, Espírito, Mente e Corpo. (tese essa super antiga há mais de 1000 anos defendida pelos orientais, mas que anda meio esquecida).

            Entendemos que para o ser humano VIVER NO EQUILÍBRIO (que nada mais é que um estado permanente de felicidade), tem de harmonizar em si mesmo os três fatores: espiritual, físico e emocional.

            Nenhum fator pode ser cuidado separadamente do outro. Os mesmos devem ser cultivados simultaneamente. E, nesse enfoque, mister se faz mencionar a alimentação como um dos fatores principais. (mormente nos dias de hoje, vida modera, estresse etc.). Os chamados ALIMENTOS FUNCIONAIS,( alho, milho, grão de bico, lentilha, soja, CEREAIS INTEGRAIS, castanhas, nozes, frutas cítricas (ricas em vitaminas C),limão, maçã, linhaça, quinoa, chia, frutas vermelhas etc., desempenham um papel fundamental dentro dessa triologia.

             O fator alimentação  está implícito na palavra corpo. Em sendo assim, exercícios físicos diários (ou pelo menos 3 vezes por semana), aliados a uma alimentação balanceada, ajudam muito nesse processo de equilíbrio da personalidade.  O  mais importante dos fatores, em nossa modesta opinião, é o que chamamos de ESPIRITUAL.

            As pessoas, não raro, cultuam o corpo, se pintam, se vestem bem, mas se esquecem de desenvolver em si,  o maior de todos os fatores:  a Espiritualidade!.
            O conceito de espiritualidade que usamos aqui é “viver pelo espírito ou no espírito”. Ela não implica necessariamente em cultuar uma religião específica. Uma pessoa pode ser espiritualizada, mas não seguir religião alguma. Mas, por outro lado, toda pessoa religiosa é, “ipso facto” uma pessoa espiritualizada.

            Existem vários tipos de espiritualidade: a cristã católica, a cristã “evangé”ica", a budista, a kardecista, a judaica etc. Por exemplo, ler, estudar e meditar as Sagradas Escrituras, é um bom hábito de espiritualidade e ajuda, em muito, a esse equilíbrio supra mencionado.
            Nos tempos em que estamos vivendo, assistimos a uma busca do ser humano pelo transcendental. A busca por Deus, é fundamental para a felicidade. Busca que implica em praticar os valores imutáveis, como o amor, a amizade, a paz, a alegria, a família, a ética etc.
            A maior subnutrição hoje em dia no mundo é, sem dúvida, a SUBNUTRIÇÃO ESPIRITUAL. Essa mata mais que a fome alimentar!!!
            O ser humano está percebendo, sobretudo em função da crise de valores e econômica em que o mundo vive, que, a tecnologia, o desenvolvimento econômico, por si só, não trazem a felicidade!!!.
            O que traz a felicidade é a pessoa buscar e conseguir esse EQUILÍBRIO que falamos no início, com prevalência dos valores espirituais.
            O MUNDO ESTÁ COM FOME E SEDE DE DEUS!!!. E para o ser humano encontrar a verdadeira felicidade é se CONSCIENTIZAR que Deus pode morar eternamente dentro dele mesmo, desde que, ele abra seu coração, dispondo-o aos eflúvios que vem de Deus.

            Você deve pensar caro leitor: Eu em paz com Deus, estarei em paz comigo mesmo e, por conseqüência, estarei em paz com o mundo a minha volta, principalmente nas interações humanas.

            Que tal você, meu caro leitor e minha cara leitora, EXPERIMENTAR tal processo?. Eu posso lhes garantir que funciona!. Eu provei para mim mesmo que funciona e que a SAÚDE INTEGRAL se torna uma realidade e, nos propicia, a tal falada FELICIDADE!!! . Saúde integral para vocês, meus caros leitores e leitoras do Blog Bem Viver e Recanto das Letras!. Deus os abençõe sempre e copiosamente! Shalom!

(*) autor é escritor cristão católico e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário