terça-feira, 11 de março de 2014

Espiritualidade: Quaresma Tempo de Profunda Reflexão

                                                         
                     
Antoni BigCuore*

(Data: 11/03/2014, 3ª feira, às 10,24 hrs.)

Na Bíblia existem vários números emblemáticos: 40 anos o povo de Deus caminhando no deserto; o numero 3 simbolizando os três grandes profetas e também para os cristãos católicos, simbolizando a Trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo; Jesus passou 40 dias em oração e jejum, no deserto onde foi tentando por satanás.
A propósito, reflitamos o Evangelho de Mateus, capitulo 4, 1-11. “Naquele tempo, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo.. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, depois disso, teve fome. Então o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!”.

Jesus lhe respondeu: “NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM, MAS DE TODA A PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS”. (4)
O tentador preparava armadilhas para pegar Jesus. A maior foi esta: “Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória e lhe disse: “Eu te darei tudo isso se te ajoelhares diante de mim, para me ADORAR”.(9). Jesus lhe disse: “Vai-te embora satanás, porque está escrito: “ADORARÁS AO SENHOR TEU DEUS E SOMENTE A ELE PRESTARÁS CULTO”.(10). Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.”
                --------------------------------------------------------
Reflexão A. BigCuore: A nossa vida, seja de cristão ou não cristão, é uma longa caminhada pelo deserto da vida. Sofremos incontáveis tribulações e tentações. O mundo com seu luxo e miséria, instigado pelo Maligno, tenta todo mundo, cristãos e não cristãos a chafurdar na lama do pecado e da corrupção.

O Inimigo de Deus, é esperto ele conhece a Bíblia inteira, bem como todas as nossas fraquezas. Ele não poupou nem Jesus e tentou(mas não conseguiu!!!),com promessas de toda riqueza do mundo, todos os prazeres e facilidades, mas com uma condição: “SE ME ADORARES”...
A maior “dor de cotovelo” do inimigo de Deus, é que ele tem uma INVEJA INCONTROLÁVEL, pois queria ser como Deus; ser ADORADO como Ele!!!.
Por que lúcifer, o chefão dos diabos, veio para a terra? Porque ele queria ser como Deus e não conseguiu. Então, pelejou com São Miguel Arcanjo, o Chefe da Milícia Celeste, (vide em Apocalipse) e perdeu a batalha, sendo expulso do paraíso e, com ele, vieram bilhões e bilhões de anjos decaídos que, estão até hoje, promovendo misérias e mortes em todo o planeta terra!!!

Vejamos Apocalipse 12, versículos 7 a 12: “Aconteceu então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou juntamente com os seus Anjos, mas foi DERROTADO, e no céu não houve mais lugar para eles. Esse grande Dragão é a antiga Serpente, é o chamado Diabo ou Satanás. É aquele que seduz todos os habitantes da terra. O Dragão foi expulso para a terra, e os Anjos do Dragão foram expulsos com ele. Ouvi, então, uma voz forte no céu proclamando: “Agora realizou-se a salvação, o poder e a realeza do nosso Deus e a autoridade de seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante de nosso Deus”.

“Eles, porém, venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram, pois diante da morte desprezaram a própria vida. Por isso faça festa, ó céu. Alegrem-se os que aí vivem. Mas, aí da terra e do mar, porque o Diabo desceu para o meio de vocês. Ele está cheio de grande furor, sabendo que lhe resta pouco tempo”. ( 1 )

Vejam vocês caros leitores(as), as drogas, roubos, homicídios: filhos matando pais, pais matando filhos, etc., corrupção, trafico de armas, drogas, trafico de pessoas (até a CNBB na campanha da fraternidade desse ano trata do assunto), são ações malignas. As pessoas que não trazem Deus no Sacrário de seu coração, deixam “brechas na mente” para a ação maligna. Por isso, que nesse tempo de Quaresma, já dizia a minha avó, as portas do inferno são abertas e os “bichos”, vem babando para tentar, sobretudo, os cristãos.

Revestimo-nos, como diz Paulo Apóstolo, da couraça da fé, da palavra de Deus e, sobretudo, da Santa Eucaristia, o corpo de Deus eucarístico, que nos dá força e coragem para superar as grandes tentações de nosso tempo.
Tres palavras caracterizam a Quaresma: ESMOLA, JEJUM E ORAÇÃO!
Eu acrescento a CARIDADE (a esmola é uma forma) incluindo visitas a hospitais e creches, onde existem muitas pessoas carentes, famintas em ouvir alguma palavra de soerguimento moral e espiritual.
Deus os abençoe sempre e copiosamente! Paz e alegria em seus corações!

Fonte: ( 1 ) Bíblia Paulinas, edição pastoral, pg. 1.602.(apocalipse).(grifos meus)

(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça e divulgue seu Blog Bem Viver – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário