sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Todos os Caminhos Levam a Roma(conversão de um Pastor Protestante ao Catolicismo)

                                                           


TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA
Autores: Scott Hahn e Kimberly Hahn
Editora: DIEL Ltda. – Portugal detentora do copyright na língua portuguesa*
Título Original: Rome Sweet Home
SINOPSE por Antoni BigCuore**
Dia: S.p.sp, 15 de janeiro de 2.014, 4ª feira, às 12,02 horas)(alt.23.12.2015)

Scott Hahn e sua esposa, Kimberley Kirk Hahn, eram evangélicos presbiterianos e numa busca incessante pela verdade das Escrituras Sagradas, eles se convertem ao CATOLICISMO, numa trajetória fantástica e muito enriquecedora para, inclusive, muitos católicos.
Ele era graduado em Filosofia, Teologia e Economia, e com doutorado em Teologia. Estudou 15 mil livros sobre o Catolicismo, inclusive, leu e estudou toda obra de São Tomás de Aquino, a “Summa Teológica”, consultou vários teólogos evangélicos e católicos e foi mergulhando nas escrituras Sagradas que, derrubou a teoria de Lutero, sobre a “Sola Fide” e “Sola Scriptura”.

Segundo o Professor Felipe Aquino, que esteve nos Estados Unidos entrevistando o Dr.Scott, mais de 1.000 pastores americanos, depois da conversão de Scott, se converteram também ao Catolicismo!
Vou transcrever abaixa, na íntegra, o prefácio deles no referido livro.

“O falecido arcebispo Fulton Sheen escreveu um dia: “ Talvez haja nos Estados Unidos uma centena de pessoas que odeiam a Igreja Católica; mas há milhões de pessoas que odeiam aquilo que erroneamente supõem ser a Igreja Católica”.

“Ambos pensamos a certa altura que pertencíamos ao primeiro grupo, mas acabamos por descobrir que afinal nos encontrávamos no segundo. Mas, quando percebemos a diferença, e onde nos encontrávamos realmente, foi-se tornando cada vez mais evidente que não pertencíamos a nenhum dos dois. Nesse momento, já tínhamos avançado bastante no caminho de regresso à casa. Este livro descreve esse percurso. É um relato de como descobrimos que a Igreja Católica é a família da Aliança de Deus.

“Queremos mostrar de que modo o Espírito Santo utilizou a Escritura para esclarecer as nossas idéias errôneas. Não pretendemos tratar das idéias falsas que outros possam ter. Com a graça de Deus, talvez algum dia possamos escrever um livro nesse sentido.
“Esta história não poderia ter sido escrita se Terry Barber, da Saint Joseph Communications, em West Covina, na Califórnia, não nos tivesse proporcionado, generosamente, um computador portátil e numerosas gravações das nossas conferências, para Kimberly transcrevê-las e lhes dar uma forma legível.

“A isto deve-se acrescentar que Kimberly fez todo o trabalho com quatro crianças à sua volta, no andar de cima, enquanto Scott refugiava-se numa tranqüila zona do subsolo, trabalhando na conclusão da tese de doutorado: Laços de família por Aliança. Como o próprio Scott reconhece, a sua omissão como autor torna-o responsável por qualquer ambigüidade que persista no texto.

G.K. Chesterton disse uma vez: “Se realmente vale a pena fazer alguma coisa...vale a pena fazê-la a todo o custo”. Isto explica por que razão quisemos correr o risco – e ter a consolação – de partilhar em papel impresso o nosso percurso, neste momento tão atarefado das nossas vidas.”  ( Scott e Kimberly Hahn, 29 de junho de 1.993. Festa de São Pedro e São Paulo.

Às páginas 13, no prefácio do livro, diz Scott: “AGRADECEMOS A DEUS PELA GRAÇA DA NOSSA CONVERSÃO A JESUS CRISTO E Á IGREJA CATÓLICA POR ELE FUNDADA; PORQUE SÓ PELA ASSOMBROSA GRAÇA DE DEUS PUDEMOS ENCONTRAR O CAMINHO DE REGRESSO Á CASA”(grifos meus).
---------------------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO A.BIGCUORE: A essência da tese de Lutero que redundou na Reforma, dividindo a Igreja de Cristo, até então a única, era de que “somente a Fé”, (sola fide) e somente a Escritura, (sola scriptura), levam à salvação.

Scott, quando indagado por um estudante, cita a 2ª. Carta de Paulo a Timóteo, capítulo 3, versículos14 a 17: “Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. 15E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas tem o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela FÉ EM JESUS CRISTO. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para forma na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra”. (conf. Bíblia Ave Maria, pg. 1.523).(grifos meus).

Convém ressaltar que para os evangélicos, a ÚNICA autoridade para a salvação é a palavra de Deus. Não existem papas, nem liturgia, nem sacramentos, nada, a não ser a Fé e a Escritura Sagrada. Este é o fundamento que Lutero deu à sua tese e que dividiu a Igreja Católica.

(Lutero tinha razão, apenas, no caso dos desmandos dos dirigentes católicos na época, exemplo, venda indulgências etc..Convém ressaltar que, o estado e a igreja tinham uma certa relação promíscua. Muitos “cargos” religiosos eram escolhidos politicamente pela elite do poder, na época).
Note que a 2ª.carta a Timóteo diz: “toda a Escritura”, quer dizer a ESCRITURA COMO UM TODO! E não SOMENTE a Escritura. Aqui cai por terra o argumento de Lutero, que diz somente a Escritura e a Fé.

Quando Scott indaga de um professor de teologia, ele responde: “_Scott, replicou ele – na realidade você não pode demonstrar a doutrina da sola Scriptura com a escritura. A Bíblia não ensina explicitamente que seja a única autoridade para os cristãos. Por outras palavras, Scott, a “sola scriptura” é na essência a crença histórica dos reformadores, frente à pretensão católica de que a autoridade está na Escritura e “também” na Igreja e na tradição. Para nós, portanto, trata-se apenas de uma presunção teológica. É o nosso ponto de partida, mais do que uma conclusão demonstrada”. ( pg. 75, opúsculo citado).

Scott derruba, através de estudos seus estudos profundos da Escritura mais os escritos dos antigos padres da igreja católica, toda a argumentação de Lutero. Ele, Socott mesmo diz, que cada igreja presbiteriana e mesmo evangélica de um modo geral, NÃO TEM UNIDADE!. Um dos pilares  na igreja Católica, é justamente a UNIDADE!.  

Nela existe uma LITURGIA DIÁRIA, onde as mesmas leituras, por exemplo, lidas no Brasil, são lidas e meditadas em todas Igrejas Católicas do mundo!. Quer queira quer não, a Igreja Católica tem UNIDADE, na diversidade; tem uma liturgia diária(Palavra de Deus); tem os 7 Sacramentos: (batismo, confirmação, reconciliação ou confissão, eucaristia,  matrimônio, unção dos enfermos e ordem. Tem o tem o Magistério da Igreja comandada pelo Papa etc.

Releva salientar que o  sacramento da ORDEM é somente destinado aos Sacerdotes e recebidos quando são sagrados, ao ensejo de sua ordenação, pelo Bispo Diocesano.
Em Hebreus, capitulo 11, lemos: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. 2Foi ela que fez a glória dos nossos antepassados. 3Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível”.

Na Carta de São Tiago, capítulo 2, versículos de 14 a 17, lemos: “De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? 15Se a um irmão ou uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, 16 e algum de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos”, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? 17.ASSIM TAMBÉM A FÉ: SE NÃO TIVER OBRAS, É MORTA EM SI MESMA”.(grifos meus)

Paulo nos diz que seremos justificados pela fé e pelas boas obras. Justificar significa tornar-se JUSTO, portanto,  merecedor da salvação e a salvação significar viver na eternidade ao lado de Deus, qual seja, viver eternamente na LUZ, como nos diz o Evangelho de João.
Em síntese: a fé, mais obras, mais orações, mais sacramentos, sobretudo o da Confissão(reconciliação) e Eucaristia, completam a verdadeira religião fundada por Jesus Cristo contra ela”. . Em Mateus 16, 18: “Eu te declaro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei A MINHA IGREJA; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Aqui é como se Jesus, passasse uma procuração para Pedro, administrar a sua Igreja, a Igreja de Cristo. Portanto, não paira dúvidas que a ÚNICA igreja  fundada por JESUS CRISTO, continuadora fiel dos Apóstolos, é a Igreja Católica.

O livro de Scott é maravilhoso!. Rico em detalhes e argumentação; perfeitamente lógicas, que os levaram, ele e esposa, a se CONVERTEREM AO CATOLICISMO. Sugiro que meus leitores e leitoras que se interessam pelo assunto, adquirir o livro ( custa mais ou menos  R$24,00 reais), à venda aqui em São Paulo, nas Livrarias Loiola, CançÃo Nova, Cultura e Santuário Salette. Vale a pena ler e meditar.)

Note que a minha intenção não é CONVENCER ninguém a mudar de religião!. Quero apenas fornecer subsídios para meus leitores e leitoras, visando ao fortalecimento de sua fé.

Aprendi uma grande sabedoria de meu finado Avô: nunca CRITIQUE nada, sem antes pesquisar, checar a verdade!. Tudo pela verdade! Sempre tenho a preocupação de consultar a “fonte” da informação. Muita gente “chuta” informação, sem qualquer fundamento lógico. A minha ÚNICA preocupação é com a verdade!
Deus abençoe a todos vocês e suas respectivas famílias! Shalom!

Fonte: (*) Editora DIEL Ltda. Av.Almirante Reis, 142 – 1 andar – 1 Distrito-Lisboa,Portugal. Depósito legal: ISBN: 978 – 972 – 8941 – 85-7
-------------------------------------------------------------------------------------------
(**)Antoni BigCuore é escritor cristão e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça e divulgue seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autonhecimento, espiritualidade e vida saudável).Confira! seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
----------------------------------------------------------------------------------------------------------





Nenhum comentário:

Postar um comentário