segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

AUTOESTIMA E A HOMEOSTASE DA PERSONALIDADE



                                                        


Antoni BigCuore*

(SP.sp.18.12.2013, 4ª feira, às 14,29 hrs.)

Diz o psicólogo, Nathaniel Branden sobre a autoestima: " AUTOESTIMA, SEJA QUAL FOR O NÍVEL, É UMA EXPERIÊNCIA ÍNTIMA, QUE RESIDE NO CERNE DO NOSSO SER. É O QUE EU PENSO E SINTO SOBRE MIM MESMO, NÃO O QUE O OUTRO PENSA E SENTE SOBRE MIM. TER BAIXA AUTOESTIMA É SENTIR-SE INADEQUADO Á VIDA, ERRADO, NÃO SOBRE ALGO ESPECÍFICO, MAS ERRADO COMO INDIVÍDUO."
.
Paulo, Apóstolo, nos fala em uma de suas cartas que devemos ter uma AVALIAÇÃO JUSTA de nós mesmos!!! Paulo tem a visão cristã da autoestima. Conheço muitas pessoas que se julgam "a última bolacha do pacote" e com isto,  se tornam em impaciência constante; nunca estão felizes. Nem nos devemos colocar no PEDESTAL, nem no FUNDO DO POÇO!!!

 Fiquemos na homeostase  de nossa personalidade, qual seja, o equilíbrio tridimensional: espírito, mente e corpo. Procurando ver sempre o "lado bom das pessoas". Todos nós temos talentos que os outros não têm. E os outros têm talentos que não temos. Tudo na vida se complementam uns com os outros!
Note que a natureza é tão perfeita, que as impressões digitais da  mão direita,  são diferentes da mão esquerda. Nenhuma é igual a outra!.
As palavras autoestima e baixa estima são dois posicionamentos psicológicos bem diferentes. Autoestima todo pessoa tem. Uns a tem em alta ou no equilíbrio e outras em baixa constante. Este último posicionamento que precisamos combater em nós mesmos.

Assemelham-se ao conceito de caráter e personalidade. Caráter, na minha modesta opinião,  é o “selo da ética” na personalidade, podendo ser bom caráter e mau caráter, depende de cada pessoa. Personalidade é mais abrangente seu conceito. Envolve não só o caráter, mais o ser humano como um todo em suas dimensões, espiritual, física e emocional.
Ela é construída pela influência genética, pelos valores educacionais e culturais, que os pais lhe transmitem desde a infância. E, na sociedade moderna, sofre grande influência dos meios de comunicação social. É isto!. That ´s all.

Fonte: ( 1 ) Mensagens e orações. Ross, Rosemary. Paulinas Editora,pg.101.
(*)autor é escritor, cantor ,compositor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário