quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Nutrição. Batata Doce ou Inglesa? Qual a Melhor?

                                                                 


Antoni BigCuore Casagrande*

(Brasil,SP.sp, 27.11.2013, 4ª feira, às 14,06 hrs.)

Se você respondeu batata doce, acertou em cheio!. Ela é a melhor para a nossa saúde, tendo em vista que, é rica em fibras o que acelera o metabolismo e ajuda a limpar os intestinos da gordura nele inserido.
Ela contém as Vitaminas A, C e E e os seguintes minerais: cálcio, ferro, fósforo, potássio.

Batata Inglesa: fibras, cálcio, potássio e vitamina C.
O problema da batata inglesa é seu alto índice glicêmico, qual seja, faz a insulina e glicose aumentarem em seu organismo. Ela se metaboliza rapidamente se transformando em açúcar e, consequentemente, por se tratar também de um carboidrato, faz o mau colesterol, o chamado L.D.L., aumentar.

Portanto, a conclusão a que se chega é a de que é muito melhor consumir a batata doce do que a inglesa, sempre claro, usando o BOM SENSO!. Qualquer alimento por saudável que seja, deve ser consumido de acordo com o organismo e tendência de cada pessoa.

Em cada 100 gramas, vemos abaixo a quantidade de nutrientes de cada uma: ( 1 )
ENERGIA                 CARBOIDRATO      FIBRAS    CÁLCIO  POTÁSSIO V. C
B.Doce 62 cal          18.4 g                       2,2 g          17 mg     148 mg      23,8 mg
B.Inglesa  52 cal      11,9 g                       1,3 g            4 mg     161 mg        3,8 mg

Note-se que a batata doce tem quase o dobro das fibras que a inglesa. Isto é uma grande vantagem, em função do que dissemos acima, qual seja, acelera o metabolismo e consquentemente aumenta a sensação de saciedade. Portanto, a pessoa, se tiver um estilo de vida saudável, vai emagrecer,com certeza.

Minha esposa normalmente coloca a batata doce no arroz integral, fica muito bom e ajuda a digestão do arroz, uma vez que ele, por natureza, é mais duro que o arroz comum branco. Voce pode também simplesmente cozinhá-la à parte.
Tenho uma vizinha, Dna.Gabriela, que só faz maionese com batata doce e fica uma delícia!

É isto. Nossa escolha deve sempre ser pautada pelo bom senso. Para atingirmos o “equilíbrio homeostático integral”, precisamos sempre usar a inteligência e conhecer muito bem o nosso corpo. Ela fala. Basta você aprender a escutá-lo.

Exercícios físicos regulares (uma bela caminhada todos os dias seria o ideal de 50 minutos); comer basicamente cereais integrais; saladas e frutas; 2 castanhas do Pará por dia, logo após o café da manha; queijo somente o branco (tem menos gordura); meia nozes; 1 banana amassada com uma colher de sopa de aveia e germe de trigo; 1 colher pequena de linhaça dourada triturada; 5 unidades de uva passa; meia nozes e um pouco de leite comum ou de soja. Amasse bem e coma antes do café da manhã.
A tarde, você estará com seu cérebro e organismo “turbinados” e sem estragar a sua saúde!. Boa sorte! Saúde e muita alegria em seu coração! Shalom!

Fonte: ( 1 ) Revista Saúde. Abril Cultural, pg.12, novembro/2013.
(*)Autor é Escritor e Especialista em vida saudável. Conheça seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário