terça-feira, 26 de novembro de 2013

EGOLATRIA: O CULTO EXACERBADO DO EU

                                                           

Antoni BigCuore*

(Brasil,São Paulo,SP., 23/11/2013

A egolatria é a grande característica da sociedade atual. Com o advento das redes sociais, ela tomou mais espaço. O que é a egolatria? É culto exacerbado do próprio "eu". Não é o que notamos nas redes sociais,com inúmeras fotos, dos mais variados ângulos, a maioria das pessoas falando de SI MESMOS. A tecnologia digital exacerbou o INDIVIDUALISMO.

Infelizmente, sobretudo os jovens, não estão percebendo isto. A tecnologia não traz felicidade!. Ela é apenas uma ferramenta para facilitar as comunicações sociais. Usemo-la com sabedoria, portanto.

A VERDADEIRA FELICIDADE VEM DA PARTILHA. O AMOR QUANTO MAIS É DIVIDIDO, MAIS ELE CRESCE!!!

Há que se diferenciar o “ego” do “eu profundo”. O ego é fogo-fátuo, é efêmero, falso, volúvel, preocupado apenas com as frivolidades sociais, sobretudo, o chamado “status social”.

A personalidade EGOCÊNTRICA se preocupa única e exclusivamente com o próprio “eu”; é individualista, o que importa é a sua personalidade; é “aparecer” perante as outras pessoas, mormente nos eventos sociais. É ser reconhecida; ser elogiada em público, etc.etc.

O “eu profundo” é justamente o contrário. Preocupa-se com os valores perenes; não tem a mínima preocupação em “aparecer”; é a força psicológica que move os grandes líderes. A personalidade com essa característica se preocupa com os mais fracos, com os desvalidos da sociedade; é solidário sempre; se engaja nas lutas por causas nobres, como a ecologia, por exemplo. A defesa intransigente da natureza; se preocupa com as desigualdades sociais.

Em síntese, a solução está em substituir o “eu” pelo “NÓS”. Nós vamos fazer; nós vamos realizar; juntos venceremos!; JUNTOS, faremos um Brasil mais justo e mais fraterno!

(*)autor é escritor e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (presente em mais de 57 países!) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário