quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ego e Psique. Como Agradar a Ambos

                                                         

Antoni BigCuore*
Data: 27/09/2013, 6ª feira, às 19,49 hrs.

O maior bem a que todas as pessoas aspiram é a  felicidade!. Desde os tempos mais remotos, a felicidade tem sido a grande busca do ser humano.
Mas uma pergunte se impõe: como conciliar as necessidades do ego com a psique humana?
O difícil na condução de nossa personalidade, é CONCILIAR as exigências do EGO, com a PSIQUE humana. O ego não quer sofrer; só quer prazer; autoestima sempre elevada; status social;  arrogância; vaidades; ânsia de se mostrar;(exibicionismo, vide as redes sociais!);  poder e dinheiro para grandes conquistas materiais, inclusive, para sexo, etc.
Ao passo que a psique quer a verdadeira FELICIDADE, aquela que nasce de um coração puro, transparente, sempre disposto a RENUNCIAR ÀS COISAS DO MUNDO para um bem MAIOR, o BEM QUE VEM DO ALTO, a verdadeira e duradoura felicidade! Ela se nutre dos valores imutáveis: honestidade, sensibilidade, ética, respeito, amor, amizade, solidariedade, fraternidade, cidadania, valores culturais, etc.
O exemplo mais marcante aconteceu com Santo Agostinho. Ele, enquanto não convertido ao Cristianismo, era um homem do mundo. Preocupado apenas com as exigências de seu ego. De tanto sua mãe, Santa Monica, orar pela sua conversão, lá um belo dia passando em frente a uma igreja onde Santo Ambrosio fazia a sua homilia, ele foi tocado pela palavra de Deus, e daí em diante se transformou numa nova criatura!.

Ele compôs esta linda oração a Jesus, demonstrando claramente que as aspirações de sua psique, (abandonou, portanto, as exigências do seu ego) era o caminho mais curto para a sua felicidade.

Diz ele: “Ó JESUS CRISTO, amável SENHOR, por que, em toda a minha vida, amei, por que desejei outro tesouro senão Vós? Onde estava eu quando não pensava em Vós? Ah! Que, pelo menos, a partir deste momento meu coração só deseje a Vós e por Vós se abrase, Senhor JESUS! Desejos de minha alma, correi, que já bastante tardastes; apressai-vos para o fim a que aspirais; procurai em verdade Aquele que procurais. Ó JESUS CRISTO, anátema seja quem não Vos ama.Aquele que não Vos ama seja repleto de amarguras!” ( 1 )

Ao grande TESOURO,   que sua psique aspirava, estava tão perto dele. Estava em seu interior ou em seu coração, que é a sede dos bons e maus propósitos. Mas, Agostinho   não tinha a nítida percepção dessa nova realidade que, posteriormente, a encontrou.
A lógica do mundo, o chamado “sistema”, que rege as Nações, é o grande  vendedor  de ilusões para o  ego humano, em detrimento da verdadeira felicidade que nasce e se desenvolve no interior da alma  humana. (predomínio, portanto, da psique).
O ser humano foi transformado pelo sistema, a um simples “animal consumidor”.  Note que não somos contra a existências dos bens, nem mesmo o próprio Deus. O que Deus quer, na verdade, é que haja JUSTIÇAO SOCIAL, ou seja, que os bens sejam partilhados com todos, pois todos somos filhos de um mesmo Deus e, desse mundo, ninguém leva nada! Ou leva?
Fonte: (1) -  A Grande Promessa, pg. 44, Editora da Divina Misericórdia, Belo Horizonte – M.G.
(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com.br e seu link poético: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore






Nenhum comentário:

Postar um comentário