sexta-feira, 9 de agosto de 2013

As Maravilhas do Limão e Seu Poder de Cura.

                                                             
                                                                       


AS MARAVILHAS DO LIMÃO E SEU PODER DE CURA.
TEMA: NUTRIÇÃO


Data: 09/08/2013, às 10,33 hrs.
Published: Bem Viver e Recanto

“A conquista de uma saúde plena requer de cada indivíduo a sua parcela de busca pela informação e auto-conhecimento”. (Conceição Trucom)
Desde menino ouça falar das maravilhas do limão. Na minha infância e adolescência, a ciência da nutrição estava engatinhando. Não existiam faculdades de nutrição. Hoje em dia, é bem diferente. A ciência da nutrição evoluiu muito existindo várias faculdades de boa qualidade, sem contar com cursos técnicos de nível médio na referida área.

Vejamos a sua composição em cada 100 gramas de limão: Calorias 44,6 kcal; Agua: 89,4 g; carboidratos 8,5 g; Proteínas: 1,0 g; Lipídios 0,7 g; Cinzas: 0,4 g; Ácido cítrico: 6 a 7,0 g; Vitamina A: 5 mg;  Vitamina B-1(tiamina): 55, ug; Vitamina B-2(riboflavina): 60,0 ug; Vitamina B-3(niacina) 0,3 mg; Vitamina C(ácido ascórbico): 40-120 mg; MINERAIS: Potássio: 127 mg; Cálcio: 100 mg; Fósforo: 21 mg; Sódio: 9 mg; Ferro: 0,70.” ( 1 )

Você notou leitor(a) a maravilha de nutrientes que compõem o limão?. A mais importante é a Vitamina C, pois esta ajuda a fixar o ferro e cálcio no organismo, além de ser altamente ANTIOXIDANTE, ou seja, neutraliza a ação deletéria dos chamados “radicais livres”, que oxidam (enferrujam) as membranas celulares, fazendo-as morrer precocemente. Por isso, que as pessoa que comem muita carne vermelha  rica, portanto,  em gorduras SATURADAS, envelhecem precocemente,  além de provocar problemas cardiovasculares sérios levando até à morte pelo enfarto do miocárdio. 

Além disso, a vitamina C, fortalece enormemente o nosso sistema imunológico, tornando-se, assim, menos vulnerável à contração de doenças.
E sempre devemos dar prioridade, às frutas cítricas principalmente e produtos naturais, portanto, sem industrialização. Produtos industrializados tendem a provocar câncer!

Diz a Dra.Conceiçao Drucom que um comprimido de 500 mg. De vitamina C (sintético, portanto), não substitui jamais o consumo natural de 2 limões por dia, pois junto com a vitamina C, existem demais componentes ativos, que sinergicamente agem no metabolismo celular  aumentando seus benefícios.
ÁCIDO CÍTRICO: ele é produzido normalmente pelo nosso organismo. Entretanto, as frutas cítricas (o próprio nome está dizendo) contém grande quantidade de ácido cítrico. E para que ele serve? Qual a sua função?. Ele é o principal “agente de alcalinização do metabolismo orgânico”. Age também como um excelente anti-céptico natural contra as fermentações no estômago e intestinos.

VITAMINA B-1. Também conhecida como Tiamina. É primordial para a conversão do açúcar em energia. Participa, pelo metabolismo celular, de vários processos no sistema nervoso e cardiovascular.

MINHA RECEITA: receita que eu tomo todo dia. Um limão médio ou pequeno, corta-o em 4 cubinhos e bate no liquidificador com um copo de 200 ml de água. Bate bem, côa, coloca uma pitada de adoçante e toma na hora. Não deixe para mais tarde, pois ele amarga. O bagaço da casca é rico em pictina (fibra solúvel). Eu coloco esse bagaço(resíduo que ficou na peneira) faço salada com cenoura ralada, tomate, beterraba etc., regado a óleo de oliva extra-virgem. Isto porque o óleo da casca é extraordinariamente rico em nutrientes.
Meus avós já diziam: “a vitamina está na casca”. Hoje, a ciência tem provado isso!.
Fonte: 1 ) O poder da cura do limão. Trucom,Conceição. Editora Alaúde, pgs. 30-31.

(*)Antoni BigCuore é Escritor, Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo planeta e especialista em vida saudável. Conheça e divulgue seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com a seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário