sexta-feira, 26 de julho de 2013

Há Sempre Um Jeito de Fazer Melhor(crônica)


                                                                                                                       
Autor: Antoni BigCuore*


Data: 26/07/2013, às 13,55 hrs.



Com a visita do Papa Francisco ao Brasil, passei a refletir sobre vários aspectos tanto de minha vida pessoal, quando familiar.

A juventude é uma fase de inquietação pela sua própria natureza. O jovem é entusiasta por natureza, a menos que, não lhe sejam dado condições a se desenvolver, tanto profissional, quanto intelectualmente.

E uma coisa que o Papa Francisco bate sempre é na tecla da ESPERANÇA!. Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal Emérito de São Paulo, também em suas homilias costumava dizer ao povo: ESPERANÇA SEMPRE!


HÁ SEMPRE UM JEITO DE FAZER MELHOR!. O mundo atual carece de esperanças. As mudanças tecnológicas são muito rápidas, levando as pessoas, sobretudo os jovens, aos desequilíbrios e ilusões efêmeras; consequentemente passam a não mais refletir sobre seu papel na sociedade. É imperativo dar condições materiais e intelectuais para que o jovem possa desenvolver sua personalidade dentro de princípios éticos e cristãos.


 A propósito disso, está no Brasil a Jornada Mundial da Juventude,(J.M.J.) que é uma tentativa de resgatar isso.  A iniciativa da Igreja Cristã Católica, é  levar os jovens do mundo inteiro a refletir na fé, esperança e caridade. A propósito, a palavra entusiasmo do grego significa “cheio de Deus”. Uma pessoa, pois, entusiasta é uma pessoa “cheia do Espírito Santo de Deus”. E essa é a característica do jovem enquanto personalidade cristã e não cristão também. 


E Sua Santidade lembra que sempre há um jeito de fazer melhor. Os jovens são protagonistas de um mundo novo, mais humano e mais solidário. Entendemos que esse momento que a humanidade passa, um mundo sem esperanças, sem perspectivas, e com muita INJUSTIÇA SOCIAL, os jovens são chamados e motivados a uma mudança de postura, visando a transformar essa situação para melhor. 


O mundo novo depende dos jovens, não desprezando, evidentemente, as experiências dos idosos ou adultos. A sabedoria destes com a juventude e entusiasmo daqueles, podem fazer a DIFERENÇA para melhorar o mundo em todo sentido, política, ética e socialmente.

Os jovens sabem DISCERNIR a verdade da mentira e dos “espertalhões da política”, que querem usá-los para seus fins, no fundo, inconfessáveis. Os políticos, em toda parte do mundo, estão em baixa. Sabem por que? Porque são enganadores, mentirosos muitas vezes, e querem usá-los como “massa de manobra” para seus fins político-partidários.


Os jovens sabem que JESUS é a solução! O seu legado é o grande tesouro que eles os querem guardados nos cofres de seus corações!.

Precisamos RESGATAR a família, pois é nela que são transmitidos os VALORES imutáveis; os valores éticos, morais e intelectuais. O mundo, o sistema capitalista selvagem, usam os jovens como meros “consumidores de seus produtos”. Não tem responsabilidade social; não se preocupam com a destruição da natureza, por exemplo. Mas, a postura cristã é clara sobre isto: COLOCAR ACIMA DE TUDO, O REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA E TUDO O MAIS VOS SERÁ ACRESCENTADO!.(Jesus).


Acho que o Brasil jamais será o mesmo, após a visita de Sua Santidade, o Papa Francisco. Que o Espírito Santo o ilumine, o guarde de todo mal e que Ele continue a RESGATAR a verdadeira IGREJA DE CRISTO: a igreja humilde, simples e prioritariamente voltada para os mais fracos e desvalidos de nossa sociedade. 

HÁ SEMPRE UM JEITO DE FAZER MELHOR. FAÇAMO-LO AO JEITO DE JESUS CRISTO! Amém!


(*)Autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário