sábado, 8 de junho de 2013

Evangelho do Domingo - 09/06/2013

                                                                    

Autor: Antoni BigCuore*

Data: 07/-6/2013, às 17,42 hrs.
Ref. Evangelho segundo LUCAS 7, 11-17
Antífona: Jesus demonstra sua COMPAIXÃO pelos mais fracos.

“11Em seguida, Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Com Ele iam os discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto para enterrar; era filho único, e sua mãe era viúva. 13Ao vê-la, o Senhor TEVE COMPAIXÃO DELA, e lhe disse: “NÃO CHORE!”. 14 Depois se aproximou, tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Então Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levante-se!”. 15º O morto sentou-se, e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo, e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós, e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato se espalhou pela Judéia inteira, e por toda a redondeza”. ( 1 ) ( grifos meus).

Reflexão de A. BigCuore: o   maravilhoso texto supra, narrado pelo Evangelista Lucas, nos remete à idéia básica de COMPAIXÃO. Jesus não era um taumaturgo, ou seja, um fazedor de “milagres”, como hoje em dia vemos pastores na televisão, prometendo milagres com hora marcada, inclusive.
O Grande Mestre Jesus, Filho de Deus Pai Celestial, usa seu poder para demonstrar alguns “SINAIS”, para que o povo realmente não tivesse dúvidas de que Ele era realmente o Messias, o Filho de Deus Vivo!.

É nesse contexto que Ele demonstra toda A SUA CAPACIDADE DE AMAR!. Para quem não sabe, a viúva, no tempo de Jesus, era extremamente marginalizada!. Então Ele escolhe uma viúva que passava com o seu filho único morto para enterrar o corpo em algum lugar determinado e entra em ação e demonstra o seu AMOR GRATUÍTO e tem compaixão da viúva e ressuscita o seu filho único.
A palavra compaixão que dizer, entrar no compasso no outro; pegar a dor do “outro” como sendo sua. Isto é solidariedade; isto é amor gratuito que Deus ama em ver em seus filhos!. Deus nos ama GRATUITAMENTE!. Não se espera nada em troca. Este é o AMOR VERDADEIRO que Ele que todo Discípulo coloque em prática em sua vida cotidiana.

O Espírito Santo fez e faz morada gratuita no Coração de Jesus; Ele é o próprio Espírito de Jesus!
Infelizmente, o amor de Jesus está na contramão da sociedade. A lógica dos homens é a da mais valia. Produzir, consumir irresponsavelmente, ter bens, para demonstrar “status social”, este símbolo idiota que não leva à felicidade. O que leva à felcidade, é a doação, a PARTILHA, mormente para com os irmãos mais desvalidos, mais fracos da sociedade.

Para refletir: Será que nós cristãos de hoje, estamos amando verdadeiramente como Jesus amava e nos ama?
 Somos capazes de ter compaixão, de algum irmão ou irmã, que está em dificuldades, precisando de ajuda, tanto material como espiritual, no dia a dia, de nossa comunidade?
                      -----------------------------------------------------
ORAÇÃO: Pai Celestial, em nome de teu Filho Jesus Cristo, e pela intercessão da sempre gloriosa Maria Santíssima, Mãe da Misericórdia, nós te louvamos e te agradecemos, oh Pai, o dom de nossas vidas e te suplicamos: cura-nos; restaura-nos o nosso coração para que possamos enxergar além das aparências humanas. Olhar o próximo com os teus olhos, oh Pai Celestial. Tudo isto, te pedimos em nome de teu Filho bem amado, Jesus Cristo!. Amém! Santo e feliz domingo a todos vocês meus irmãos e irmãos em Cristo, com as bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia, luz e muita alegria em seus corações!. Shalom! Bacino nel cuore!.
                      -------------------------------------------------------
(1 ) – Bíblia Paulinas, edição pastoral, pg. 1.320. ( 1989).
(*) – Autor é Escritor cristão católico e Comunicador do evangelho de Jesus cristo para todo o planeta. Conheças seus textos, acessando BLOG BEM VIVER – htttp://antonibigcuore.blogspot.com ( presente em mais de 30 países)(port/inglês) e seu blog poético,  saudável e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore





Nenhum comentário:

Postar um comentário