quinta-feira, 23 de maio de 2013

OS 9 COROS DE ANJOS


                                                             



Autor: Archibald Joseph Macintye*

O autor é(foi) professor de uma Universidade do Rio de Janeiro e escreveu o Livro, “OS ANJOS, UMA REALIDADE ADMIRÁVEL”, nos anos 1980. Não se encontra em livrarias, talvez, possa ser encontrado em algum sebo. Minha amiga e vizinha, Professora, Maria Gabriela Alves, que me forneceu os subsídios que ora apresento a meus leitores e leitoras, para saberem o sentido e funções que exercem os Santos Anjos.

Notem-se que eles (Anjos) não são deuses. São mensageiros de Deus, amigos dos cristãos, e todas as pessoas que os invoquem para exercer algo de bom.
Como fundamento de nossa fé, pesquisei no Catecismo da Igreja Católica, no Cânone 328, diz: “A Existência dos Anjos Uma Verdade de Fé. A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição.

“Quem são os Anjos?” – 329. “Santo Agostinho diz a respeito deles: “Angelus officii nomem est, non naturae. Quaeris nomem huius naturae, spiritus est; quaeris officium, ângelus est; quaeris officium, ângelus est, ex eo quod est spiritus est, ex eo quod agit, ângelus – Anjo (mensageiro) é designado de encargo, não de natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é ESPÍRITO por aquilo que que é, é anjo por aquilo que faz”. Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam “constantemente a face de meu Pai que está nos céus (Mt, 18,10), são “poderosos executores de sua palavra, obedientes ao som de sua palavra”. ( Salmo, 103,20).

“Como criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fulgor de sua glória.” (conf. Catescismo da Igreja Católica, Editora Loiola, ano 2.000, pgs. 96/97).
SERAFINS – Devemos pedir que nos abrasem no amor de Deus e nos inflame o coração no carinho para com Nossa Senhora.

QUERUBINS – Devemos invocá-los nas tentações contra a Fé, a virtude da pureza.
TRONOS – Devemos invocá-los para iluminar os governantes, bispos e responsáveis por comunidades religiosas e civis.

DOMINAÇÕES – Assistem os missionários, superiores de mosteiros e conventos, os que tem um ministério de devoção espiritual e os professores.

VIRTUDES – É por meio das Virtudes que Deus preside o universo. É por este coro que acalma a fúria dos mares, a força dos ventos e a este coro são sujeitos os fenômenos da natureza.

POTESTADES – Vencem o poder dos demônios. Removem os osbstáculos que podem impedir a execução dos desígnios de Deus. Rezar as Potestades pelos sacerdotes.

PRINCIPADOS – Responsáveis pelos milagres. Devemos invocá-los na luta contra as legiões infernais que pervertem a sociedade e fazem-nas desviar do caminho da salvação.

ARCANJOS – Devemos invocá-los para nos dar coragem nas tentações, dificuldades e conforto nos sofrimentos.

ANJOS – Protegem-nos das insídias do demônio e dos perigos para o nosso corpo.
                          ---------------------------------------------------------
Acesse o BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (poemas bíblicos, mensagens cristãs, crônicas, músicas etc.). Antoni BigCuore - gerente do Blog Bem Viver, é Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário