sexta-feira, 10 de maio de 2013

Evangelho do Domingo Dia 11/05/2013


                                                             


Autor: Antoni BigCuore*
Data: 10/05/2013
Hora: 10:07 hrs.
Evangelho segundo Lucas, 24, 46-53

“46E continuou: “Assim está escrito: “O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, 47 e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48E vocês são testemunhas disso.”
“49Agora eu lhes enviarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, fiquem esperando na cidade, até que vocês sejam revestidos da FORÇA DO ALTO”. 50Entao Jesus levou os discípulos para fora da cidade, até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. 51Enquanto os abençoava, afastou-se deles, e foi levado para o céu. 52Eles adoraram, e depois voltaram para Jerusalém, com GRANDE ALEGRIA. 53E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus”. ( 1 )
Reflexão A.BigCuore: palavras chave: Jerusalém, testemunhas, Pai, Força do Alto (Espírito Santo), Betânia, Benção, Ascensão aos Ceus, Templo, Alegria.
                         ---------------------------------------------------------------------
Meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, neste domingo a Igreja Católica de Cristo (Petrina), comemora a Ascensão do Senhor ao Céu. Segundo o Evangelista Lucas, no mesmo capitulo, um pouco antes, no versículo 36, Jesus aparece aos discípulos e lhes deseja a paz. Eles, então ficam confusos, espantados e com muito medo, pois “pensavam” que fosse um fantasma.
            Jesus, em seu corpo glorioso, lhes aparece e lhes diz que era necessário Ele passasse por tudo que passou, para que se cumprissem as Profecias previstas nas Sagradas Escrituras. Jesus a certa altura lhes diz: vejam sou eu mesmo. Espírito não tem carne. Vejam as marcas em meu corpo. Jesus lhes mostra as mãos e os pés. Isto posto, a “ficha caiu” na cabeça dos discípulos e eles entenderam tudo aquilo que o Mestre lhes ensinou.
            Podemos também inferir desse Evangelho, que tanto para os discípulos daquela época, bem como para nós cristãos, nos dias de hoje, que não devemos ficar “OLHANDO PARA O ALTO”, mas assumir de corpo e alma a missão que o Mestre Jesus, nos recomendou, qual seja, CONTINUAR A MISSÃO DA IGREJA, qual seja, o processo de Evangelização. Diz o Mestre, “...mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até os confins do mundo”. (Atos,1, 11)
            E para tal, não estamos sozinhos. O Paráclito, o Santificador, o Advogado, chamado Espírito Santo, Jesus os enviaria para que os discípulos tivessem a FORÇA QUE VEM DO ALTO, a fim de continuar uma árdua missão pela frente.
            Comecem por Jerusalém e vão espalhando a missão para todo o oriente e ocidente. Dentro desse contexto, mais tarde, surge a figura de Saulo de Tarso que depois de sua espetacular conversão, a caminho de Damasco, se torna um dos maiores e mais culto Discípulo de Jesus. Paulo, mais tarde, assume esse nome e tem uma missão maravilhosa e árdua pela frente, juntamente com seu grande amigo Barnabé.(vide Atos dos Apóstolos).
            Em síntese: aparentemente poderia parecer aos discípulos que tudo havia terminado ali, com paixão e morte na cruz do Mestre Jesus. Todavia, não houve essa aparente “ruptura”, mas o próprio Jesus lhes diz que a missão continua com a FORÇA QUE VEM DO ALTO, qual seja, o Espírito Santo continua como Deus no meio deles, a lhes dar força, inspiração, saúde e muita coragem, para continuar a magnífica obra iniciada por Ele. Assim sendo, a NOVA E ETERNA ALIANÇA, jamais se apagará na historia humana!.
            Deus é sempre um DEUS CONOSCO!. Sempre caminhando e inspirando seu Povo na história. Amém!
Para refletir: até que ponto nós leigos estamos assumindo o nosso papel de missionários dentro da Igreja? Como eu, individualmente, pratico a palavra de Deus no dia a dia?
Sugestão prática: através do engajamento numa pastoral com a qual eu me identifique, posso vivenciar concretamente o amor de Deus por nós e para o nosso próximo.
                         ------------------------------------------------------------------
ORAÇÃO: Pai Celestial, em nome de Teu Filho Jesus Cristo, e pela intercessão de Tua sempre gloriosa, Mãe, Maria Santíssima, eu te agradeço o dom de minha vida e Te peço que nunca falte a inspiração do Teu Espírito Santo Paráclito, para nos defender de todos os dardos do Inimigo e que nos indique quais os rumos que devemos seguir em nossa missão pastoral. Por Cristo Senhor, nosso, amém!
                          ---------------------------------------------------------------------         
Fonte ( 1 ) Biblia Paulinas, edição pastoral, pgs. 1.350/351
(*)autor é Escritor cristão católico e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário