sábado, 27 de abril de 2013

Evangelho do Domingo - 28.04.2013



                                                       



Autor: Antoni BigCuore*
Data: 27/04/2013
Hora: 10:10 hrs.

Fundamento bíblico: Evangelho de João, capitulo 13 versículos 31-33-34-35.
Cenário: tema central O AMOR VERDADEIRO.
“31Quando Judas Iscariotes saiu, Jesus disse: “Agora o Filho do Homem foi glorificado, e também Deus foi glorificado nele. 32Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.”

“33Filhinhos: vou ficar com vocês só mais um pouco. Vocês vão me procurar, e eu digo agora a vocês o que eu já disse aos judeus: para onde eu vou, vocês não podem ir. 34Eu dou a vocês um mandamento NOVO: AMEM-SE UNS AOS OUTROS. 35Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos”. ( 1 ) pg. 1.375, bíblia paulinas edição pastoral.
--------------------------------------------------------------------
Comentário: A. BigCuore: O tema central deste evangelho é o AMOR, como Jesus o entendia e pregava.
Jesus inaugura o jeito NOVO DE AMAR. Ele não revogou a Lei dos judeus (Lei de Moisés), mas Ele veio para aperfeiçoá-la e, assim o fez, pelo seu jeito de ser e seu estilo de pregar a palavra de Deus.
O seu jeito NOVO de amar é: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOU AMEI”.(34).

Ele não veio pregar o reino somente para os judeus, como eles esperavam, mas para todas as pessoas, inclusive os pagãos.(veio para o Povo de Deus).
O amor nunca cai de moda. Vocês já repararam nisso? O tema amor sempre fascina! O novo encanta!. E Jesus é o vinho NOVO; ele ensina seus discípulos o verdadeiro amor. “Dar a vida pelos amigos”. Sentir a dor do outro como sua: isto é compaixão e o amor verdadeiro que Jesus sempre pregou, traz em seu bojo, sempre essa dose de compaixão. 

E a que assistimos no mundo de hoje? A uma sociedade preocupada somente em consumir; preocupada com “status social”; com símbolos sociais, em exibicionismo  (vide as redes sociais); fascinada pela tecnologia que já esta causando “dependência” sobretudo nos jovens. Já existem para vocês terem uma idéia, psicólogos especializados em dependente de internet e celular! Pasmem!

Tenho reparado no metrô e nas conduções em geral, mormente os jovens, com essas parafernálias eletrônicas: Ifone, ipod etc.etc. Eles parecem verdadeiros zumbis, não se preocupam com as pessoas que estão aos seus lados. Não são capazes de iniciar um diálogo com o “outro” a seu lado; não dão “bom dia”, boa tarde, boa noite etc. Isto é, o que o Papa João Paulo II, disse como sendo “A CULTURA DA MORTE”.

Que tal resgatarmos os verdadeiros valores do amor, da amizade, do carinho, do afeto, da PARTILHA, enfim, resgatar aquilo que o Mestre Jesus nos deixou como seu maior legado: O VERDADEIRO AMOR! QUAL SEJA, A PARTILHA COM O SEMELHANTE! Preocupar-se com o outro; assumir como sua também a dor do outro; ser solidário, amigo, companheiro, inclusive, dos próprios filhos, pois é na família em que tudo começa certo ou errado.

Que tal começarmos dentro da nossa própria igreja? Onde notamos que falta muito amor entre até ministros da eucaristia; onde noto, inclusive, gente “lutando” por um pedaço de poder dentro da igreja de Cristo. Isto não é amor! É HIPOCRISIA PURA!, como bem disse o atual Papa Francisco I.

Lanço um desafio aqui: vamos mudar as nossas ATITUDES no dia a dia? Vamos construir ou restaurar a verdadeira igreja de Cristo? O começo? Ela começa no dia a dia, mudando nossas atitudes individuais inadequadas. Vamos nessa?
Um santo e feliz domingo a todos, vivendo como JESUS viveu: AMANDO A TODOS SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, COR OU NIVEL SOCIAL! Shalom!


(1)   Biblia Paulinas, edição pastoral, página 1.375.
(2)   (*) autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o Planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore



Nenhum comentário:

Postar um comentário