sábado, 16 de fevereiro de 2013

Renúncia do Papa e o Poder Usado Para o Mal

                                                             

FOI UM ATO DE HUMILDADE, CORAGEM E GRANDEZA! VIVA O PAPA BENTO 16!


Antoni BigCuore*


Sp.sp. 14/15, 02.2013, 5ª feira, às 16,41 hrs.)

Em qualquer época da história humana, a luta sempre foi pelo poder. Seja num grau superior ou mesmo nos casos mais simples, ele sempre foi cobiçado por pessoas geralmente não preparadas para exercê-lo.

Diz um ditado antigo. Você quer conhecer realmente uma pessoa? Então lhe dê um cargo!. É verdade!. Como as pessoas se transformam diante de um cargo por pequeno que seja.

Veja o caso mais recente e que chocou o mundo, sobretudo o mundo cristão católico: a RENÚNCIA DO PAPA!
Por que ele renunciou? Esta é a grande pergunta que paira no ar; e somente Ele, Papa, poderá dizer os motivos reais de sua renúncia.
Ele deixou transparecer algumas coisas, na quarta feira de cinzas, em sua homilia na capela Cistina. (mesmo em sua entrevista a um jornalista, ele também deixa transparecer uma possível renúncia, em função de situação de fragilidade tal como em caso de doença física e emocional).

Dá a entender que, dentro do Vaticano, existem cardeais  que exerceram grande resistência às suas idéias e decisões. No fundo, é a luta interna pelo poder! Alguns jornalistas especulam que seriam cardeais italianos, buscando retomar o poder em Roma. Outros estariam contrariados pelas medidas que o Papa tomou em relação aos problemas da pedofilia dentro da Igreja; outros atribuem ao escândalo do mordomo, outros a seu estado de saúde, etc.

Enfim, uma gama de especulações que somente o íntimo de Sua Santidade, poderia esclarecer a verdade nua e crua. A História irá nos contar daqui a alguns anos.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

À guisa de ilustração, citamos algumas idéias exaradas em sua homilia de quarta feira de cinzas, em Roma, conforme íntegra publicada no Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, do dia 14 de fevereiro de 2.013, às paginas A-13.

Citando o Profeta Josué, diz o Papa: “...Josué dirigiu ao povo de Israel: “Assim disse o Senhor: voltai a mim com todo o coração, com jejum, com choros e lamentos”(2,12). Deve ser sublinhada a expressão “com todo o coração”, que significa do centro dos nossos pensamentos e sentimentos, das raízes das nossas decisões, escolhas, ações, com um gesto de total e radical liberdade.”

“Mas é possível esse retorno a Deus? Sim, pois existe uma força que não reside em nosso coração, mas que se liberta do coração do próprio Deus. É a força da sua misericórdia. Diz ainda o profeta: “Voltais ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é misericordioso e piedoso, lento na ira, grande no amor, pronto a corrigir-se em relação ao mal”.(v. 13).

“A volta do Senhor é possível como “graça” porque é obra de Deus e fruto da fé que nós recolocamos na sua misericórdia. Este retornar a Deus torna-se realidade concreta na nossa vida somente quando a graça do Senhor penetra no íntimo e os sacode, dando-nos a força de “dilacerar o coração”. É ainda o profeta que faz ressoar da parte de Deus essas palavras: “Dilacerai o coração e não as roupas” (v.13). De fato, também nos nossos dias, muitos estão prontos a estraçalhar as roupas diante de escândalos e injustiças – naturalmente cometidos por outros - , mas poucos parecem dispostos a agir sobre o próprio “coração” , sobre a própria consciência e sobre as próprias intenções, deixando que o Senhor transforme, renove e converta.”

Mais adiante Ele diz: “Penso em particular nos golpes contra a unidade da igreja, as divisões no corpo eclesial. Viver a Quaresma em uma mais intensa e evidente comunhão eclesial, superando individualismos e rivalidades, é um sinal humilde e precioso para aqueles que estão distantes da fé ou indiferentes”. (grifos meus).

Ele cita o “retornar a Deus de todo coração”, implica adotar o espírito da Quaresma, conforme já previsto na Lei Mosaica, que Jesus seguia à risca: esmola, a oração e o jejum”.

Depois ele dá um “recadinho” aos cardeais que o “fritaram” no Vaticano, dizendo: “Por isso Ele (no caso Jesus) denuncia a HIPOCRISIA RELIGIOSA, o comportamento que deseja aparecer, os hábitos que procuram aplausos e aprovação. O verdadeiro discípulo não serve a si mesmo ou ao “público”, mas o seu Senhor, na simplicidade e generosidade. “Eu, o teu Pai, que vê no segredo te recompensará”.(MT. 6, 4,6,18). (grifos meus).

Palavras proféticas e duras contra “aqueles cristãos” que usam a igreja para seus interesses pessoais e, muitas vezes, inconfessáveis!.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Conclusão de A.BigCuore:

Estava, ontem,  meditando a primeira Carta de Paulo, aos Coríntios, capitulo 2 e 3, versículos, 7:”Ensinamos uma coisa misteriosa e escondida: a sabedoria de Deus, aquela que ele projetou desde o principio do mundo para nos levar à sua gloria. Nenhuma autoridade do mundo conheceu tal sabedoria, pois se a tivessem conhecido não teriam crucificado  o Senhor da gloria”.

“vs. 10: Pois o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus. Quem conhece a fundo a vida intima do homem é o espírito do homem que está dentro dele. Da mesma forma, só o Espírito de Deus conhece o que está em Deus. Quanto a nós, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos os dons da graça de Deus”. (12)
“v.14: Fechado em si mesmo, o homem não aceita o que vem do Espírito de Deus”.

Vejam agora a luta pelo poder que falei acima. Capitulo 3, v. 4: “Quando alguém declara: “Eu sou de Paulo”, e outro diz: “Eu sou de Apolo”, não estarão vocês se comportando como qualquer um?”.
VS. 6: “Eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer”.

Paulo nos fala dos conflitos das comunidades de Corinto há tantos anos atrás e agora, confrontando com as palavras de Sua Santidade o Papa, Bento XVI, vemos que o contexto de hoje se repete.
Cenário de VAIDADES, EGOÍSMOS, EGOLATRIA, EXIBICIONISMO, até de nossos mais altos pastores!

Que nessa Quaresma possamos, todos nós cristãos católicos, refletir sobre o verdadeiro DISCIPULADO DE JESUS CRISTO!
Humildade acima de tudo!. Deus perscruta os nossos corações. Portanto, não há necessidade de falarmos dos trabalhos que fazemos em prol do próximo, como a caridade, por exemplo. Deus conhece o mais íntimo de cada um de nós e nos recompensa na medida de nosso merecimento!

Que o Espírito Santo de Deus, inspire nossos cardeais a escolher um Papa preparado para os novos tempos.

TODO PODER É GRAÇA DE DEUS! E somente DEVE ser usado para a promoção do BEM COMUM!. Fora disso, é faltar com a verdade do Evangelho de Jesus Cristo!

Jesus Cristo, ontem, hoje e eternamente deve REINAR em nossos corações e não vaidades mesquinhas!
Louvado seja Deus para sempre!!! Amém!

(*)autor é escritor cristão católico de São Paulo,Brasil. Conheça seu link evangelizador: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blospot.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário