sábado, 12 de janeiro de 2013

Leituras Bíblicas Do Domingo - 13.01.2013


                                                   

Antoni BigCuore Casagrande*

1ª. Leitura Isaias, 42, 1-4. 6-7
2ª Leitura At. 10,34-38
3ª Leitura Salmo 29(28)

Evangelho segundo Lucas, 3, 15-16 e 21-22

“Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”. ( 1 )
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REFLEXÃO A.BIGCUORE: Jesus mesmo sendo Filho de Deus, Ele teria de dar o bom exemplo e ser batizado. Foi batizado por João Batista, o grande Profeta, o maior nascido de mulher, segundo o próprio Jesus.

Jesus recebe simbolicamente a pomba que representa o Divino Espírito Santo Paráclito e a voz de Deus Pai, faz ecoar o som maravilhoso desta frase: “Tu és meu Filho amado, em ti ponho o meu bem querer”.

O batismo para nós cristãos representa a vida do Espírito Santo em nós. A água símbolo da vida é despejada na cabeça do batizando e o sacerdote diz: Eu Te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

A partir desse momento, de criatura de Deus o batizando passa a ser Filho de Deus, portanto, vestindo a camisa do Projeto de Deus Pai Celestial, em nome de seu Filho Jesus Cristo. Tendo a vida da graça em sua alma e coração.
O batismo tem o caráter de Sacramento. O que é isto?. Sacramentos são sinais sensíveis da graça de Deus. O batismo, portanto, é um sinal dessa graça de Deus e a água o símbolo da vida. Vivamos, portanto, toda a nossa vida com a consciência do que ele (batismo) significa para a nossas vidas.
Pelo batismo nos tornamos principalmente Discípulos de Jesus e Missionários e, como tais, por onde passarmos devemos deixar sementes de vida para germinar os carismas do Projeto de Salvação preconizado por nosso Deus.Amém!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ª. LEITURA – ISAIAS, 42, 1-4: “Vejam o meu servo, a quem eu sustento: ele é o meu escolhido, nele tenho o meu prazer. Eu coloquei sobre ele o meu espírito, para que promova o direito, entre as nações. Ele não gritará nem clamará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Não quebrará a cana que já está rachada, nem apagará o pavio que está para se apagar. Promoverá fielmente o direito; não desanimará, nem se abaterá, até implantar o direito na terra e a lei que as ilhas esperam”.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMENTÁRIO: Isaías fez essa profecia uns 500 anos A.C. e pelo que se nota, ele se refere à figura do Servo Sofredor, que é Jesus Cristo, segundo os exegetas bíblicos. Nota-se por esta passagem, nitidamente, a conexão que existe com o Evangelho de hoje, supra citado. “...eu coloquei nele o meu Espírito”, diz Deus, pela boca do Profeta Isaías.
A palavra de Deus realmente é maravilhosa! Remete-nos a um estado de alma, de paz, tranqüilidade, serenidade e equilíbrio homeostático. Quem a ouve, jamais a esquece e jamais ela volta para a boca do profeta, sem produzir os efeitos esperados.

Meus irmãos e minhas irmãs, tenham todos um santo e feliz domingo, com muita luz, paz e alegria em seus corações! Shalom!
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: ( 1 ) Bíblia Paulinas, edição pastoral, 1.989, pg.1.313/314
(2) idem, pgs. 984/985.

(*)Antoni BigCuore Casagrande é Escritor, filósofo e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário