quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Estudo Bíblico - 8 (Lc,1, 1-4; 4,14-21)


                                                        

Antoni BigCuore*

(sp.sp., 27.01.2013, domingo, às 13,26 hrs.)


1ª Leitura – Livro Neemias, 8, 2-4ª.,5-6-8-10
2ª Leitura – Salmo 19(18)
3ª.Leitura – Evangelho S.Lucas, 1, 1-4; 4,14-21

A narração abaixo, do Livro de Esdras e Neemias, ocorre mais ou menos nos anos de 538 e 400 A.C., a volta do exílio da Babilônia, onde os judeus foram perseguidos e muitos mortos pelo sanguinário Rei Nabucodonosor. ( 1 )

Leitura do Livro de Neemias: 

Naqueles dias, 2o sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembléia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 

3Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até ao meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei.
4aEsdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim.

5Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé.
6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: “Amém! Amém!” 

Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra. 8E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura.
9O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas, que instruíam o povo, disseram a todos: “Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis”, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. 

10E Neemias disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”.
( 1 )


SALMOS 19             (18) (sinopse)
Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!
— Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!

— A lei do Senhor Deus é perfeita,/ conforto para a alma!/ O testemunho do Senhor é fiel,/ sabedoria dos humildes.

— Os preceitos do Senhor são precisos,/ alegria ao coração./ O mandamento do Senhor é brilhante,/ para os olhos é uma luz. 

— É puro o temor do Senhor,/ imutável para sempre./ Os julgamentos do Senhor são corretos/ e justos igualmente.
— Que vos agrade o cantar dos meus lábios/ e a voz da minha alma;/ que ela chegue até vós, ó Senhor,/ meu Rochedo e Redentor!


EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, 1, 1-14; 4, 14-21

1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. 

3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo.4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste. 

Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.
15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.
16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21Então começou a dizer-lhes:
“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.
*******************************************************************************************
Reflexão: A. BigCuore: A primeira leitura, bem como todo os textos, nos remetem à importância da Palavra de Deus.
Na primeira, o povo que voltava do Exílio em Babilônia, no tempo do Rei Nabucodonobor, onde Jerusalém foi totalmente saqueada e destruída. (538 e 400 A.C.)

Neemias que era copediro do rei, elegeu-se Governador e Esdras o sacerdote, os personagens dessa primeira leitura, onde o povo vibra ao ser proclamada de um pedestal a leitura da Lei (Pentateuco ou Tora o livro do povo judeu).

9O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas, que instruíam o povo, disseram a todos: “Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis”, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. 

Note-se a emoção que a palavra de Deus provocou no povo judeu! Toda assembléia vibrava e choravam de alegria, ao ouvir as palavras da Lei.

                                                   *****
No Evangelho Jesus, o Verbo de Deus, a própria palavra encarnada como diz o Evangelista João, ensinava na Sinagoga e caiu o texto do Profeta Isaías, 61, onde o profeta dizia exatamente do Messias que iria assumir a sua missão a partir dessa leitura. Tanto que o próprio Jesus, afirma no final da leitura:

“Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

Uma pergunta se impõe: como nos dias de hoje (2.013), será que nós cristãos, assumimos e vivemos a Palavra de Deus, com aquele mesmo ENTUSIASMO que o fizeram o podo judeu conforme a primeira leitura?
Procuramos traduzir em ATITUDES CONCRETAS a palavra de Deus, em nosso dia a dia? Por exemplo: visitamos doentes, ou mesmo alguma pessoa da família que esteja nesse estado? Ajudamos o centro social de nossa comunidade com o dízimo, remédios, roupas em bom estado que não mais usamos? No dia a dia, somos educados dentro do ônibus, metrô ou trem? Cedemos nosso lugar a alguma pessoa idosa ou gestante? Falamos palavras doces ao próximo que possam evidenciar a nossa fé como cristãos? Ou reforçamos aquelas conversas NEGATIVAS que nada constroem?

Recordemos o que disse Neemias:

10E Neemias disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”.
A Palavra de Deus é viva, eficaz, sempre produz bons frutos. Onde ela é semeada jamais volta para quem a semeou, sem produzir frutos!
“A lei do Senhor é perfeita, conforto para a alma!
JESUS, é o nosso grande modelo a ser seguido. Se quisermos ser verdadeiramente DISCÍPULOS do Mestre, temos de renunciar a muitas coisas, inclusive e principalmente as nossas vaidades pessoais e ânsia de poder!


Fonte: (1) – Bíblia Paulinas, edição pastoral, pgs.519/20.
Conheça o Blog das Irmãs Paulinas acessando: www.nospassosdepaulo.com.br e ouça, de 2ª  a sábado, às 20,00 hrs. pela Rádio 9 de Julho de São Paulo, ao Programa Nos Passos de Paulo. Sintonia 1.600 A.M. e pela internet – www.bastidoresdoradio.com (clik em rádio 9 de julho).

(*)Antoni BigCuore é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o Planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e espiritual: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Um comentário:

  1. estudo maravilhoso o Espirito Santo me fez entender muitas coisas que antes eu não entendia ... Deus o abençoei abundantemente.

    ResponderExcluir