terça-feira, 27 de novembro de 2012

Juízo Final e A Capacidade de Amar


                                                     

Antoni BigCuore*

(sp.sp. 27, novembro de 2.012, 3ª feira, às 9,49 hrs.)


Ouvindo pela manhã, hoje, a Rádio 9 de Julho Católica de São Paulo, 1.600 AM (www.bastidoresdoradio.com na net), o programa do Pe.Aberio Christie, e ele meditava sobre um texto do Millor Fernandes que falava do juízo final. (fiz a minha adpatação ao que ele leu no programa).

O milionário faleceu e lá no Trono de Deus, onde é feito o juízo final, foi-lhe indagado sobre o que ele tinha feito na terra.

_________Disse ele ao Anjo: eu ajudei uma velhinha com 100 cruzeiros; outra com 300, outro com 500; construí fabricas; construí mansões; comprei iates; apartamento de cobertura; viajei o mundo inteiro et.etc.

Depois o Anjo Julgador lhe disse: qual foi a sua capacidade de amar? Ao que ele gaguejou e nada soube responder....

Então o Anjo Julgador lhe disse: pega os seus 800(oitocentos cruzeiros) e o mande para o inferno!.
Lembrei-me então de uma homilia do Pe.Alfredo (missionário saletino numa missa da pastoral da saúde num hospital de sp.). Ele meditava a parábola que Jesus fala que dará o cêntuplo a seus discípulos se eles largarem tudo e o seguirem.
Ele disse, na oportunidade, que a grande ilação que podemos tirar dessa parábola é: qual a nossa capacidade de amar?!

Você pode ser uma pessoa bem simples que ganhe salário mínimo, mas que tenha um grande coração, poderá dar lição de mestrado na arte de amar.

Se você é solidário; encara seu semelhante não como rival, mas como irmão e faz-lhe tudo o que tiver a seu alcance para a sua felicidade; se visita um doente no hospital; no cárcere; no asilo; nas creches etc. etc. Se tem sempre uma palavra positiva a dirigir às pessoas com as quais interage, mesmo na fila do ônibus, metro, supermercado etc, você está demonstrando grande CAPACIDADE DE AMAR!

O amor é simples! Hoje em dia, há um grande EXIBICIONISMO das pessoas. Todas vaidosas querem ser “artistas”, “celebridades” etc.
Vejo nisto tudo uma grande EGOLATRIA! Ou seja, a idolatria do próprio ego!. Isso é fútil, não leva a nada!. É uma doença do “ego”!.

O “eu profundo ou eu espiritual”, este sim, deve comandar a nossa personalidade. Ele é capaz de amar GRATUTITAMENTE! Sem nada exigir em troca! Isto é amor verdadeiro que o próprio Jesus pregou a seus discípulos! Isto é “ser humano”!
Diz Ele: “se vocês amarem só a quem vos amam, que mérito há nisto? Até os pagãos fazem isto!”.

Muitas pessoas confundem filantropia com caridade. Filantropia fazemos, no fundo, para nós mesmos. Mas, a caridade é o AMOR ÁGAPE, aquele totalmente GRATUÍTO que fazemos a Deus, na pessoa de nosso irmão! ISTO É AMAR VERDADEIRAMENTE!

Diz o evangelista João, no capítulo 15, versículos 12 a 17: “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. NÃO EXISTE AMOR MAIOR DO QUE DAR A VIDA PELOS AMIGOS.(grifo meu). Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar frutos, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. O que eu mando é isto: AMEM-SE UNS AOS OUTROS.” ( 1 )
Que tal? Reflitamos, pois, nessas lindas palavras do Mestre Jesus!
Deus o(a) abençoe fartamente! Muita luz e paz em seus corações!

Fonte: ( 1) Bíblia edição pastoral, Paulinas, ano 1989, pg. 1.377.
(*)autor é escritor e divulgador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seus textos acessando: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com ( autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável).




Nenhum comentário:

Postar um comentário