segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pressão Alta Pode Matar! Saiba Como Controlá-la!



Antoni BigCuore Casagrande*

(SP.26.11.04, 6ª.feira, às 13:31hrs.Alterado em 08.10.2012)


                  Os maiores inimigos do ser humano moderno são: estresse, pressão alta, obesidade, depressão, ansiedade crônica e problemas cardiovasculares etc. Vamos pincelar algumas idéias sobre a pressão alta que se constitui realmente num perigo para o homem e mulher modernos. Hoje, inclusive, as mulheres movidas pela necessidade econômica e condições de sobrevivência, elas também morrem de enfarto, (motivadas pela pressão alta) coisa que antigamente não se ouvia dizer tanto. Desde que elas, entraram em competição direta com os homens, este “vírus” as tem acometido com muita freqüência.

                  Tanto a pressão baixa quanto a alta, são consideradas disfunções orgânicas, que acometem hoje, com mais evidência, os seres humanos.
                  Como o próprio nome esta dizendo, ela se constitui da pressão( high pressure) que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos. Se não for controlada, pode provocar derrame cerebral, uma das grandes causas de morte hoje em dia.

                  MAIORES INIMIGOS DO HIPER TENSO: 1 -  O SÓDIO é o maior inimigo do hiper tenso(ou seja, da pessoa que sofre de pressão alta). O cloreto de sódio, (o sal de cozinha como é mais conhecido), é o principal tipo de sódio que existe. Geralmente, as pessoas só se preocupam com o sal de cozinha, mas se esquecem que quase todas as frutas e verduras contem algum tipo de sódio. Por isto  sugerimos aos leitores que, quando forem ao supermercado comprar algum tipo de produto, NÃO DEIXEM de ler a composição deste produto e verificar se contem sódio ou não. Fiquem atentos, portanto. Para se ter uma idéia do consumo máximo diário de sódio que o ser humano deve consumir, imagine a tampinha de uma caneta “bic”. Ela contém 6 gramas. É o máximo que se deve consumir por dia.Mas infelizmente, a maioria das pessoas consumem muito mais!!!

                   OLHO CLÍNICO: Então para se ter mais vida é imperativo comer sempre comida que contenha muito pouco sal. Conselho recomendável mesmo para as pessoas que tem pressão normal. É uma questão de inteligência racional.

                  2. Consumo de Açúcar: o açúcar em excesso também é tão nocivo quanto o sal. Analogamente ao sal, nós nos preocupamos só com a sacarose que é o açúcar oriundo da cana se açúcar. Mas na verdade, existem outros tipos de açucares. A frutose, por exemplo, o açúcar que compõem as frutas em geral. Em função disto, o mesmo raciocínio para o sal, é válido para o açúcar. Consumi-la moderadamente.

                  3. Excesso de peso: pessoa com excesso de peso provoca problemas cardiovasculares e de pressão também. Portanto, verifique com seu médico o seu índice de massa corporal. Senão me engano, a fórmula é peso dividido pela altura ao quadrado.

                  4. Cuidado com a Cafeína: café em excesso é prejudicial à saúde, em especial ao hiper tenso, uma vez que contém cafeína, uma substância estimulante que acelera os batimentos cardíacos e pode subir a pressão.

                  5. Pare de Fumar: o cigarro está mais do que provado a sua inutilidade. Dá câncer mesmo e manda o “cara”  para o cemitério mais cedo.
                  6. Cuidado com Ruídos: os ruídos em excesso também fazem a pressão sanguínea subir. Evite, portanto, música muito alta ou freqüentar ambientes muito agitados também.

                  7. Fale mais Devagar: pessoas que “disparam” (rss) ao falar, geralmente respiram inadequadamente e isto faz a pressão subir também.
                  8. Evite Situações Estressantes: tudo aquilo que possa provocar estresse, ou ansiedade, deve ser evitado. Assistir à televisão exageradamente também não é recomendável a quem tem pressão alta, sobretudo a filmes de terror, filmes violentos etc.

                  FATORES AMIGOS DO HIPER TENSO:

1.      Exercícios Físicos Regulares: a caminhada, por exemplo, é um ótimo exercício para o hiper tenso. Regula a pressão e o cérebro libera uma gama de hormônios positivos, gerando muito bem estar para a pessoa que o pratica. A natação também é muito bom e deve ser praticado para quem tiver condições. Enfim, exercícios físicos moderados sempre trazem bem estar a qualquer pessoa que o pratica, hiper tenso ou não. Deve-se, todavia, consultar um médico de confiança para avaliações periódicas.

2.      Alimentação Adequada: Para os hiper tensos existem vários alimentos que ajudam e muito a controlar a pressão sanguínea: p.ex. Suco de pepino: (receita: pega-se um pepino pequeno e um copo com água e bate no liquidificador, côa e o tome em jejum) o pepino é rico em potássio e para quem não sabe, toda pessoa que sofre de pressão alta, perde potássio ao urinar. E este mineral é importantíssimo para o fortalecimento dos músculos do coração e musculatura em geral. Fontes naturais de potássio: banana, melão, tomate, pepino, água de coco etc.

3.       
      Coma também mais cebola e alho. O alho é excelente controlador da pressão. Pega-se uma dente de alho médio macere-o com um garfo e coloque num copo com água e o vai tomando de hora em hora, durante todo o dia. É ótimo para pressão, além de agir como dilatador das artérias.

       O alho é um excelente depurativo do sangue, rico em vitamina C e sais minerais. Eu pessoalmente faço toda semana, suco de pepino com berinjela e laranja. Também abaixa a pressão e ajuda a combater o colesterol pela ação adstringente da berinjela. A laranja é anti-oxidante por causa da vitamina C, ou seja, ela não deixa formar as placas de gordura nas artérias, causadores de infarto do miocárdio e combate os “radicais livres”, que são moléculas responsáveis pelo envelhecimento humano.

      3. ESPIRITUALIDADE: em pesquisas nos Estados Unidos, mais ou menos recentes, tem demonstrado a importância da prática de uma religião na vida das pessoas, mormente na dos hiper tensos. As pesquisas provaram que a pessoa  doente que professava uma religião, nas cirurgias, se recuperavam mais rapidamente que as pessoas que não praticavam religião alguma. Ficou provado, também, que os hiper tensos que rezavam todos os dias, tinham a pressão alta sob controle, ou seja, tinham uma pressão dentro dos padrões considerados normais.

      4. RESPIRAR ADEQUADAMENTE: a respiração é fundamental para o controle da pressão arterial. Respirar bem é fazer a chamada respiração diafragmática, ou seja, aquela impulsionada pelo músculo diafragma localizado na barriga. Para quem mora em grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro etc. cidades poluídas, pingar no nariz o soro caseiro mesmo. Aquele feito com água mineral e sal. Pega-se meio copo com água e adiciona-se uma colherinha de sal de cozinha. Mexa-o bem e o coloque nas narinas até desobstruí-las por completo. Assim o ar fluirá mais naturalmente sem obstáculos. (faça isto sobretudo antes de dormir)
      Considerações Finais: Prezados leitores, vocês notaram que são pequenas dicas de saúde, mas eu posso lhes garantir que funcionam na prática. Basta ter disciplina para sentirem os efeitos benéficos de usar estes conhecimentos, na saúde de vocês. Acreditem!: vale a pena se auto disciplinar e colocar em prática estes conhecimentos sugeridos pela ciência médica.
(*)Antoni BigCuore Casagrande. Autor é cantor e Escritor em SP. Seu livro mais recente, A Saúde da Alma e do Corpo. Acesse seu link na net – www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e conheça também o seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável. (bilíngüe:port/inglês) presente em mais de 20 países! Confira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário