terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Ciência Não Trouxe a Felicidade - 2


                                                     
Antoni BigCuore Casagrande*

(sp.sp.22.06.2008, domingo, às 15,35 hrs.)(alt. 11.09.2012)

Diz o psiquiatra, Dr.Augsto Cury: “ pensávamos que a ciência resolveria todos os problemas humanos. Não resolveu. A ciência não baniu a agressividade, não eliminou o egoísmo, não dizimou o individualismo, não extirpou a infelicidade e não promoveu a solidariedade. Por que? O problema não está na ciência. O problema está na alma do homem que produz a ciência”.( 1 )

Com a ciência a humanidade foi aprimorando todos os métodos de trabalho e com a tecnologia, sobretudo, ela foi fazendo coisas maravilhosas, mais rápidas, mais eficientes. As empresas foram se modernizando e se adaptando aos novos tempos, criando o seu próprio diferencial de mercado, visando a se manter no mesmo.

A tecnologia da informação deu um toque mágico nas comunicações humanas: internet, fone celular, microcomputadores, e toda parafernália eletrônica, mas não foi capaz de inventar a MÁQUINA DA FELICIDADE!
Efetivamente bem lembrado pelo Dr.Augusto Cury. O problema está na alma humana e esta mesma alma esta cada vez mais enferma, sem rumo, sem diferencial!.Por que? Porque se esqueceu de desenvolver a ESPIRITUALIDADE dentro de si mesmo.
Autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável, eis o tripé que ajuda a libertação e conduz à verdadeira felicidade, no meu modesto entendimento.

A FELICIDADE E A INFELICIDADE, ESTÃO DENTRO DE NÓS MESMOS

Ela está na CONSCIÊNCIA PURA, vontade e ação. Infelizmente, desde menino não somos treinados no campo da emoção. Não aprendemos a gerenciar bem os nossos pensamentos. Agimos sem pensar, quando deveria ser o contrário. Agimos quase sempre por impulso e, este, nos traz grandes dissabores.

Os pensamentos geram emoções e sentimentos. Então, a tarefa mais difícil é conseguirmos o controle sobre nossos pensamentos!. Difícil, porém, não impossível, é uma questão de treinamento. Pela meditação transcendental e relaxamento neuromuscular, se consegue isto.

A mente pode ser sua amiga ou inimiga. Depende de como você a gerencia.
A palavra emoção vem do latim, particípio passado do verbo “EMOVERE”, emotus. Significa pôr em movimento, agitar.
Não é isto que acontece quando estamos sob o domínio da emoção, uma grande turbulência interior?
Ela aciona todo sistema endócrino e o hipotálamo aciona as glândulas supras renais que segregam quantidade excessiva de adrenalina no sangue, causando taquicardia, palpitações etc.

                                                     *****

Nosso cociente emocional (Q.I.E.), é muito baixo em função de não o exercitarmos desde criança. Infelizmente a ignorância é muito grande no planeta terra, ainda.

Já estamos no século 21, e no mundo existem ainda muita fome e muita ignorância. Infelizmente, as elites do poder mundial, não têm vontade política de MUDAR nada em relação a isto.
Se houvesse vontade política dos dirigentes mundiais, seria relativamente fácil resolver o problema.
O egoísmo predomina em tudo isto, infelizmente!.

Entendemos que o grande referencial, é o Mestre de todos os mestres, “Jesus, “the best of the best”. Ele sim deveria ser o parâmetro de toda humanidade. Ele soube como nunca gerenciar suas emoções e seus sentimentos.

Ele amava profundamente o ser humano e, como bom pedagogo, ensinava as pessoas que curava, e as libertava física, intelectual e emocionalmente,  dando-lhes um novo rumo em suas vidas, enfim, os ensinava o caminho da felicidade verdadeira!

JESUS AMAVA TODO SER HUMANO INCONDICIONALMENTE! EIS O SEU SEGREDO DE BOM GERENTE EMOCIONAL!

Os marginalizados eram seus preferidos, pois eram desprezados e oprimidos pela sociedade e, ele sempre procurava resgatar as suas dignidades. Ele soube amar verdadeiramente!

O mundo atual tem fome de Deus! Infelizmente procura a felicidade apenas em coisas materiais e despreza os manjares da alma. É pena, pois quando não vai pelo amor, vai pela dor.
Que caminho você escolhe? Do amor ou da dor? A escolha é sua!
(1)              Fonte: Treinando a emoção para ser feliz. Cury, Augusto,  pgs. 169/170. Planeta Editora

(*)autor é Escritor, cantor e compositor em São Paulo,Sp. Acesse seu link evangelizador – www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com   (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). No Recanto das Letras, está com 1.702 textos publicados, com 446.000  acessos!. E o blog bem viver, sendo lido em mais de 12 países estrangeiros. Confira!



Nenhum comentário:

Postar um comentário